domingo, 27 de janeiro de 2013

Tentando desfazer o no

Considerando, como mencionado na postagem anterior, a inclusao de nos-de-pinho em algum projeto, acabei decidindo pela construcao de um armarinho. Especificamente um armarinho daqueles de colocar no banheiro sobre a pia e, portanto, tentando combinar com o ja existente la, utilizando ainda outra vez a combinacao de "madeiras vagabundas": pinus com cedrinho.

Sem pressa, resolvi nao apenas utilizar minha tecnica preferida de construcao, o metodo 'preguicoso' de fazer tudo sem projeto e triando o minimo de medidas, como empregar ao maximo (que permita a preguica, hehe) ferramentas manuais. Iniciei pela montagem da carcaca basica, com encaixes por malhetes em rabo-de-andorinha (cortadas `a mao com inspiracao nesse video).


E' comumente recomendado, e com razao, deva-se evitar madeiras moles como o pinus quando se deseja fazer encaixes justos, e essa sabedoria confirmou-se: como o pinus se deforma por qualquer coisinha, o inevitavel montar e desmontar dos encaixes acaba por provocar folgas. Consideraveis. Bem visiveis. Para contornar o problema a carcaca foi colada e sujeita com grampos para manter-se em esquadro e, quando seca a cola, os espacos, as folgas nas emendas foram preenchidas com massa de serragem com cola.

A seguir, com plainas manuais e lixadeiras eletricas (evitar sempre que possivel lixar `a mao e' dever de todos nos, nao e' mesmo?) as emendas foram devidamente regularizadas.

Desdobrei na serra de fita umas pranchinhas de cedrinho para fazer umas divisorias, aparelhadas entao na desengrossadeira e depois lixadas (lixadeira eletrica, claro), e as fixei com parafusos. A seguir, a carcaca basica ja montada e lixada foi devidamente envenenada com cupincida.



Por que a fixacao com parafusos ao inves de encaixes? Para combinar, como mencionado acima, com o outro armario ja existente no banheiro, que possui parafusos `a mostra. E o envenenamento, considerado principalmente o uso de cedrinho rico em brancal (um magneto para cupins), indispensavel.

E nisso estamos...

Um comentário:

  1. Olá, Com alegria lí todos os seus relatos, incrível ver que ainda há pessoas que gostam de "trabalhar" madeiras. gostaria de poder trocar mais informações e que me avise de novas atualizações, aprendi bastante, agradeço. ailton_cezar@hotmail.com

    ResponderExcluir