quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Outro dia

Aproveitando o velho Pedro misericordiosamente resolveu nos brindar com bom tempo, aproveitei as primeiras luzes para regularizar os 10X20 no desengrosso e, outra vez abrindo rosca para parafusos de maquina, fixar os rodizios. Ahi, era hora de cortar da velha coluna as colunas para a bancada do torninho.

A questao, alem de determinar a mesma exata altura para serrar as duas colunas, era garantir um perfeito paralelismo entre as faces cortadas. Tendo serrado as colunas em um comprimento proximo ao desejado, pensei em regularizar, esquadrejar e deixar paralelas as faces utilizando o carrocao. Marquei os centros, e precisei da ajuda do guincho para conseguir posicionar os ~30kg das colunas entre pontas. Exagero? Bueno, se alguem tiver uma solucao mais pratica, por favor me conte...

O barrote montado no torno, apoio de ferramentas posicionado, pus o torno a girar. Problema: a maxima velocidade que consegui imprimir sem que o desbalanceamento da peca comecasse a vibrar o torno ficou ao redor de 300rpm, e com essa rotacao nao da para sequer pensar em fazer cortes de regularizacao das extremidades. Uma solucao seria ir arredondando a peca ate que ficasse suficientemente equilibrada a ponto de permitir giros suficientemente mais rapidos a ponto de permitir regularizar as faces. Preferi no entanto apenas utilizar o torno para riscar as faces, no devido comprimento e com o necessario paralelismo e entao serra-las. Deu bem certinho...


Foi entao questao de cortar os encaixes para os 10X20; os pes com os rodizios.







As colunas foram fixadas ao topo utilizando adesivo epoxi mais fixacao com parafusos enviesados desde as laterais. Os pes foram devidamente centrados e fixos de topo com parafusos — sem adesivo, caso fossem, ou futuramente sejam, necessarias quaisquer correcoes.

Ahi, foi utilizar outra vez a ajuda do guincho para por a bancada de pe. (Exagero? Pois sim... A encrenca toda supera bem os 100kg e, nem eu tenho vocacao para halterofilista, nem minha coluna aprecia esforcos dessa natureza, se e' que voces me entendem...)

Com a bancada em pe, foi posicionar o torninho sobre o tampo, fixa-lo com os parafusos e...


O conjunto ficou com o ponto na mesma altura e com praticamente o mesmo peso do carrocao, com o centro de gravidade bem baixo e extremamente estavel mesmo com apenas dois dos rodizios travados.

Nao, por certo nao ficou bonito; na verdade choveram sugestoes quanto a isso e aquilo eu poderia fazer para melhorar a estetica da encrenca. Um dia sem ter o que fazer... quem sabe? Mas nao costumo ligar muito para aparencia de ferramentas e por ora estou bem mais interessado em utilizar o torninho do que embelezar sua bancada, hehe.

2 comentários:

  1. oi amigo adoro olhar seu trabalho com madeira maciça e recentemente encontre algo q chamou muito minha atenção, vc poderia me contar onde vc comprou a quele torno "NOVA CONET II" ele é prefeito para mim se vc puder peço q me envie um e-mail desde já muiiito obrigado aguardo resposta
    abraço
    cb127berton@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Fico contente o blog lhe agrade, Leandro.

    Quanto ao torninho, foi comprado la fora, nA Matriz. E um amigo me trouxe.

    ResponderExcluir