terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Emenda Maloof — cortando `a mao

Nao surpreendentemente, as fresas de tupia que eu queria para cortar emendas Maloof constavam naquele vasto capitulo do catalogo das nossas firmas brasileiras.  O capitulo do "nao tem"!

Como isso se traduz em inevitavelmente havera uma consideravel demora ate eu poder dispor das tais fresas, ainda mais agora em epoca de festas de findiano, e como estava curioso em ver e avaliar a juncao que a emenda proporciona, resolvi cortar uma, `a mao...


Catei umas sucatas de madeira para o teste, e iniciei marcando no "assento" o corte primario do soquete Maloof, dimensionado para a "perna".
E' um teste, mas e' fundamental procurar a maior precisao possivel para as medidas e angulos, ainda mais que essa foi uma emenda propositadamente cortada muito, muito rasa.
Depois do corte primario, com serra, plaina e formao, ainda baseado nas dimensoes da "perna" medi e marquei, usando uma faca, os cortes para os rebaixos (que podem ser muito mais facilmente cortados com uma fresa de rabbeting, na tupia). As linhas de corte foram acentuadas com grafite, para melhorar a visibilidade.
E entao eis pronto o soquete Maloof. Todos os angulos e dimensoes foram cuidadosamente revisados pois este sera o lado "certo" da emenda, e nao mais sera alterado; todos os ajustes que venham a ser necessarios realizar ocorrerao no outro lado da emenda, o lado "de acertar".
Tirando a medida com um paquimetro no soquete ja cortado, transferi e fiz o primeiro corte na "perna".
Os cortes laterais no encaixe da "perna", marcados com faca a partir das dimensoes medidas no soquete e, aqui, acentuados direto com formao.
Os dois lados da ensambladura, no "assento" e na "perna" cortados e ajustados com a devida reciprocidade para uma emenda sem folgas. Tao sem folgas que para ser encaixada necessita fortes marteladas, com um malho ou um martelo de borracha.

Reparar como a "perna" foi levemente afilada para encaixar-se no soquete, propositadamente cortado uns poucos milimetros muito estreito.












A emenda, encaixada.

Reparar que apesar da emenda ser muito, muito rasa, sem cola e sem parafusos, ainda assim o encaixe se sustenta com suficiente estabilidade.














Se algum de meus seis fieis leitores tambem tiver a curiosidade de ver como funciona e como pode ser modificada essa emenda basica, e resolver experimentar cortar uma dessas na mao, adianto algumas observacoes pensando ajudar:

Lembre-se que cortar emendas e' facil, corta-las exatas nao e'. Que inicialmente o resultado fique torto, com folgas, etc., e' o esperado. Ha de haver uma necessaria familiarizacao com ferramentas e metodos ate se conseguir precisao, e isso so se consegue pondo a mao na massa. Continuadamente.

Procure sempre lancar as medidas para que os encaixes fiquem apertados. E' sempre possivel relaxar um encaixe apertado demais, mas se tiver folga a unica solucao realmente efetiva sera cortar de novo.

Nao tenha pressa! Como diria o Norm Abram, meca duas vezes antes de cortar.

Tenha clareza! Marque as linhas com nitidez e sinalize os lados. E' muito facil "embaralhar as ideias" no meio dos cortes.

Publique/comente/discuta seus resultados, dificuldades, erros, acertos, manhas, dicas, no Forum Madeira! Nao e' raro o obvio de um ser o misterio de outro...


Um comentário:

  1. O mais prazeroso desse tipo de encaixe(além da segurança óbvia) é que por ele ser escondido, apenaso autor da obra sabe a complexidadepara ele ser feito.
    Ass.Guido

    ResponderExcluir