domingo, 4 de dezembro de 2011

Emenda Maloof — o basico

Toda emenda deve sempre ser cortada da maneira mais exata possivel, idealmente sem qualquer folga. Por dois motivos, fundamentalmente: Primeiro para que nao ocorram angulacoes indesejaveis secundarias a um mau encosto das faces do encaixe. E entao, ainda mais fundamental, para que haja o minimo de cola entre as faces — pois como as modernas colas tem maior adesividade com a madeira do que consigo mesmo, quanto menos cola em uma emenda, mais intensa a adesao (razao por que se usa prensas, grampos, nas colagens: justamente para espremer fora o mais possivel da cola dos espacos nos encaixes).

Se esses principios se aplicam a quaisquer encaixes, no caso das emendas Maloof sao de todo indispensaveis: e' absolutamente necessario que essas emendas sejam angular e dimensionalmente absolutamente exatas, sem nenhuma tortuosidade, nenhuma folga. Isso porque da forma como se empregam essas emendas nao apenas sao, literalmente, fulcrais no posicionamento das partes — e portanto pequenos erros angulares inevitavelmente se traduzirao em assimetrias e desnivelamentos — como serao submetidas pelo uso do movel onde estao inseridas a elevadas e constantes pressoes e tracoes, de tal forma que assimetrias e desnivelamentos se traduzirao nao apenas em 'arranhoes' esteticos como quase certamente em riscos estruturais inaceitaveis levando inicialmente a mobilidade e eventualmente a falhas nas emendas.


Como mencionei na minha postagem anterior, nao tenho ainda nenhuma experiencia pratica com emendas Maloof. Tudo o que segue e' de segunda mao, foi obtido de pesquisas na Teia; nao tenho qualquer pretensao se trate da verdade escrita em pedra mas apenas um apanhado basico para encaminhar/facilitar o aprendizado da tecnica e, eventualmente, seu emprego em um movel compativel.

Pelo que se pode ver, e como seria de esperar, um bom numero de marceneiros dA Matriz copia, emula, imita o estilo de moveis de Sam Maloof, no que eles chamam de Maloof inspired furniture, ou, mobiliario inspirado em Maloof. Inescapavelmente emendas Maloof participam notavelmente na maioria desse mobiliario e, tambem inescapavelmente, ha variantes supostamente mais faceis de efetuar, mais efetivas, mais bonitas, etc., etc. (Ha inclusive quem venda kits para confeccao de variantes, como e' o caso de Scott Morrison, um dos mais afamados desses emuladores, que disponibiliza em seu site (por "miseros" U$159, mais frete) um kit para confeccao do que ele denominou Emenda Borboleta (Butterfly Joint™).)

Na verdade, como praticamente tudo que o mestre criou, a emenda Maloof (uma modificacao/adaptacao da emenda em espiga e fura) e' altamente eficiente e fundamentalmente simples.
E' perfeitamente possivel, sim, corta-la na mao, com ferramentas manuais, serras, plainas e formoes. Como no entanto e' um processo necessariamente repetitivo (havera no minimo 4 dessas emendas em uma cadeira, por exemplo, provavelmente mais, conforme a modelagem), e' um metodo que se beneficia de automatizacao, do uso de maquinas.


Vale comentar ainda que essas emendas podem ser modificadas, visando certos especificos resultados.
Por ora, para nao complicar pareceu-me mais apropriado iniciar o aprendizado pelo mais simples: uma ensambladura reta. Das diversas versoes que o titio Google me ofereceu, essas ilustracoes "emprestadas" do site Cedroswoodworking me pareceram adequadas para mostrar como fazer:



 O primeiro passo e' fazer o recorte para a porcao horizontal (assento) do encaixe.
 Cortar o Soquete Maloof usando uma fresa de rabbet em ambos os lados, superior e inferior, do recorte, formando uma espiga central.

Cortar o elemento vertical (perna) da emenda nas exatas dimensoes do soquete. Utilizar uma fresa de roundover com o mesmo raio de corte do bit de rabbet para arredondar os bordos ate um encaixe perfeito entre o topo do soquete e o topo da perna, como mostrado na imagem acima.
 Utilizar o Soquete Maloof ja cortado para medir e setar as alturas, superior e inferior, da fresa de rabbeting, para efetuar o corte no elemento vertical (perna).
Usando as alturas determinadas acima, cortar o elemento vertical da emenda com a fresa de rabbeting, iniciando sempre pela porcao inferior do corte.
Quanto menores as folgas, quanto mais justo o encaixe, melhor.














Alguns comentarios que talvez ajudem quem se dispor a tentar reproduzir essa emenda:
  • Como em qualquer procedimento de precisao deve-se escolher um lado para ser o certo, o outro para acertar (demonstradamente, tentar fazer ajustes nos dois lados e' receita certa para desandar a maionese). Na maioria dos casos, na pratica, sera melhor escolher como certo — o lado que uma vez cortado nao sera mais mexido — o lado horizontal, ou seja, o soquete no assento da cadeira, deixando o lado vertical, ou seja, a perna da cadeira, para receber todos os ajustes necessarios para um encaixe perfeito. Por isso, quando iniciar o procedimento cortando o encaixe no lado horizontal, e' bom assegurar-se meticulosamente os angulos estejam absolutamente retos, as superficies absolutamente planas. 
  • Para determinar sejam iguais os raios de corte da fresa de rabbeting e da fresa de roundover, o jeito mais facil e' ver suas especificacoes no catalogo/site do fabricante. Outro jeito e' na pratica: fazer os cortes em um retalho e ver se os raios coincidem.
  • E' melhor inicialmente dimensionar a peca vertical (perna) um tiquitinho maior que o encaixe recortado na horizontal (assento), para haver margem para correcoes, garantia de que nao havera folgas.
  • Teoricamente e' possivel fazer os cortes de tupia empregando uma tupia manual, sem utilizar mesa. Mas dado a necessidade de maxima precisao no encaixe, e' muitissimo recomendavel usar mesmo uma mesa, e onde possivel com guia.


Bueno, com ja tinha mencionando anteriormente, propus como desafio no Forum Madeira! a execucao desses encaixes. Quem quiser participar, mostrando seus resultados, discutindo modos e meios, facilitacoes, dificuldades, dicas, o que for, e' so postar (tem de estar inscrito no forum) no topico Tutorial, ou desafio... - Emendas Maloof.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário