segunda-feira, 25 de julho de 2011

Filmes de marcenaria na Teia

Ja falei antes aqui no blog sobre os populares programas de marcenaria na televisao dA Matriz, da sucessao do New Yankee Workshop, protagonizado pelo Norm Abram, pelo Rough Cut, protagonizado pelo T-Chis..., digo, Tommy Mac. Sucessao com perdas, eu diria, pois embora a producao no novo show nitidamente tenha procurado manter o formato do antigo — iniciando com uma peregrinacao a um lugar notavel que de alguma forma inspirou o projeto a ser desenvolvido, e entao o desenrolar da construcao baseada em um prototipo, com planos, materiais, medidas e desenhos detalhados disponiveis para aquisicao no site — o fato e' que o T-Ch..., digo, Tommy Mac, embora talvez possa ser um marceneiro mais competente, mais detalhista, ate mais habil que o velho Norm Abram, certamente nao tem o dominio de cena do antecessor, fala depressa demais, exagera o sotaque da Nova Inglaterra, e frequentemente pula etapas importantes, atropela, se embaralha no processo construtivo da peca para privilegiar um detalhe menor, fazer uma firula, soltar uma piada infame...


Ma vontade minha?

Acho que nao, mas enfim... Julguem voces: nao e' preciso ser especialista em mecanismos de buscas na Teia para encontrar os videos, tanto as 20 temporadas completas do NYW, como a primeira do RC.


Mas por falar em videos disponiveis na Teia, e que nem precisam de busca nenhuma para se encontrar, eu gostaria de recomendar tres, ou melhor, quatro canais de videos do YouTube onde voces seis, meus leitores interessados em marcenaria possam — espero! — se deleitar. (E sim, sim, infelizmente os videos sao todos em ingles mas mais das vezes as imagens sao suficientemente informativas para valer a pena assistir...)


O primeiro, claro, o canal de Mr. Matthias Wandel, o engenheiro marceneiro canadense, com seus jigs, adaptacoes, criacoes engenhosas e admiraveis. Disponivel a partir de http://www.youtube.com/user/Matthiaswandel#g/u . Imperdivel!



Depois, o Woodworking for Mere Mortals que trata exatamente disso, marcenaria para meros mortais, construcoes simples de fazer sem utilizar altos equipamentos, apresentando usualmente um projeto novo a cada sexta-feira, conduzido pelo irriquieto e irreverente Stevin Marin, tudo acessivel desde http://www.youtube.com/user/stevinmarin#g/u .


Falar em Stevin Marin, a criatura e' tao fora da caixinha que tem um outro canal, o Mere Minutes: WWMM onde, ao inves de apresentar o desenvolvimento de um projeto, conta o que vai acontecendo no intervalo entre as sextas-feiras, fragamentos do dia-a-dia, nao necessariamente ligados `a marcenaria, mas usualmente bastante divertidos. Esta em http://www.youtube.com/user/steveinmarin#g/u .

E ahi, por ultimo o menor, mas nem por isso o menos interessante deles: The Teen Woodworker, canal de Mr. Alexis Harris, um rapazote ingles de 15 anos que faz chover na sua micromarcenaria encaixotada em um cubiculo espremido contra a casa. Muita enfase em tornearia, mas o guri e' metido, bota a mao em tudo, de encaixes cortados `a mao ate construcao de uma forja domestica. Acesso em http://www.youtube.com/profile?feature=iv&user=TeenWoodworker&annotation_id=annotation_781110#g/u .

Ahi esta... Ou, melhor, ahi estao.

Videos para ver por semanas a fio e, pelo menos no meu sempre desconsideravel entender, muita coisa interessante para aprender, ou no minimo recapitular. E o preco, o preco e' imbativel!

.

2 comentários:

  1. Olá. Encontrei o blog hoje enquanto procurava por fresas longas e gostei bastante do conteúdo. Tenho acompanhado vários vídeos pelo youtube incluindo estes 3 que foram citados e gostaria de adicionar à lista o canal 'The Wood Whisperer'. O cara é muito caprichoso (muito mesmo) e praticamente tão didático quanto o Matthias.
    Canal no youtube: http://www.youtube.com/user/TheWoodWhisperer
    Site oficial: http://www.thewoodwhisperer.com/
    Era isso. Grande Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz o conteudo tenha lhe agradado. E sim, o Marc Spagnuolo certamente merece ser incluido na lista.

    Grato, pela forca e pela contribuicao. Volte sempre.

    ResponderExcluir