sábado, 30 de julho de 2011

Coisas que nao temos — Dado Set

Ha um sem-numero de recursos e acessorios disponiveis para oficinas de marceneiros hobistas no mundo desenvolvido que simplesmente nao existem aqui por pindorama. Exemplo gritante, o que inumeros marceneiros dA Matriz apontam como o mais util acessorio que ha para a serra circular de mesa, o dado set...

Abrindo um parentese, registre-se a cultura inglesa desde sempre dedicou muito mais atencao `as lides com madeira do que a maioria das demais culturas europeias (embora os franceses muito provavelmente nao aceitem essa afirmacao, hehe). Certamente bem mais do que os portugueses — e isso se reflete ate na lingua: Em portugues, desconheco (mas adoraria ser corrigido) palavra(s) especifica(s) para designar um rasgo com perfil "U" na madeira. Ja em ingles ha tres palavras, definindo nao apenas um rasgo em "U" mas tambem de que forma tal rasgo e' cortado.

Groove
Se o rasgo for aberto acompanhando a direcao dos veios da madeira, recebe a denominacao de groove.


Se no entanto o rasgo, independente da direcao dos veios, for aberto em um extremo da tabua, sera chamado rabbet.

E se for aberto nao no extremo da tabua e transversalmente `a direcao dos veios da madeira, entao o rasgo chamar-se-a dado.
Dado
O dado set e' um acessorio para serra de mesa que permite se abram rasgos em "U", nao apenas dados, mas igualmente rabbets e grooves. A implementacao e' feita em fundamentalmente duas configuracoes. Na primeira, um disco especial monta-se angulado em relacao ao eixo (eventualmente utilizando arruelas para ocasionar essa angulacao em um disco comum) e, assim, quando em operacao fica 'bamboleando', e nisso amplia a largura do rasgo. Por razoes de seguranca, tanto para o operador como para o equipamento, esse metodo praticamente nao se utiliza mais, tendo sido substituido pela segunda configuracao, a montagem de varios discos de corte, lado a lado no eixo da serra, uma tecnica nao apenas muito mais segura mas que permite estabelecer a largura do rasgo com precisao melhor que milimetrica (sendo evidentemente a profundidade do corte estabelecida pela altura da lamina).

Ha incontaveis modelos e variantes fabricados e disponibilizados mundo afora, em diferentes formas, implementacoes e tamanhos:



As vantagens que tornam esses acessorios tao populares onde disponiveis sao claras. Embora certamente haja varias outras formas de se abrir os mesmos rasgos que se pode abrir com um dado set — utilizando plainas manuais, serra, formoes, tupias, etc. — e' pouco provavel se consiga a mesma facilidade, precisao e, principalmente, rapidez. Ate por isso seu uso e' tao disseminado que ao se assitir videos de marcenaria na Teia e' praticamente certo que cedo ou tarde (bem mais provavelmente cedo, hehe) va-se ver algum projeto empregando um desses produtos.

Abaixo, adiciono um video (adivinhem em que lingua...) demonstrando como se monta um desses sets na serra, seu uso, e alguns comentarios sobre como opera-lo com seguranca:


Por fim, alem de reiterar lamentavelmente nao conseguimos encontrar esses potencialmente utilissimos acessorios em nossas lojas, cabe apontar uns problemas relacionados ao seu uso.

Obviamente, um set desses representa um peso maior, bem maior, do que uma simples lamina, o que se traduz em um consideravel esforco adicional para o motor da serra. Tanto e' assim que os fabricantes recomendam que em serras de ate 1HP (equipadas para discos de 10" de diametro) se utilize apenas sets com 6" de diametro; nas de ate 2HP se utilize sets com ate 8" de diametro, deixando os sets com 10" ou mais de diametro reservados para serras 'profissionais' com mais de 3HP de potencia e com eixos de 1", ao inves dos 5/8" habituais em serras para hobistas.

Alem de possivel sobrecarga no motor, nos rolamentos e na transmissao da serra, esse equipamento muito provavelmente representara uma sobrecarga consideravel no bolso do usuario! Os baratinhos, nA Matriz, arrancam ao redor de U$ 100, os melhorzinhos ultrapassam U$ 400, os profissionais nao sei. Nem quero saber. O que sei e' que isso se traduziria (com otimismo) por um custo entre R$ 800 a R$ 3.000 para importar diretamente os 'baratinhos' e — considerada a ganancia usual do nosso comercio — alguma coisa entre tres a quatro vezes isso se disponiveis, legalmente, com garantia, credito e tudo e tal, em balcao. O que, imagino, explica sua extrema raridade por aqui...

Nao esqueca: quando tiver um tempinho, visite-nos no forum Madeira!

4 comentários:

  1. Paulo, simplesmente depois de 2 anos, apesar de eu saber o significado da palavra em si, NUNCA consegui uma tradução específica sobre a palavra DADO no campo da marcenaria, e, vc simplesmente elucidou uma dúvida minha de imediato. Falar com quem conhece do riscado são outros quinhentos.

    Francisco Guido
    www.xilofilos.com
    www.lojaguidowood.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu já havia visto esse tipo de serra num vídeo, se não me engano, postado no MADEIRA!, no tópico construindo um armário, ou uma estante, não lembro, mas também não sabia o nome, muito menos os nomes dos cortes que ela faz. Mais uma dúvida elucidada. Obrigado e abraços!

    Lauro.

    ResponderExcluir
  3. Aqui em pindorama se consegue dado blade sim, porém as "rebolantes", distribuídas pela LeeTools, os manuais da BT1800 diz que a B&D tem
    esse acessório disponível mas, não sei onde, até hoje não achei!

    Renie

    ResponderExcluir
  4. Nao sabia que a Lee Tools tem um modelo que distribui; por aqui nunca vi `a venda.

    Considerando minha previa experiencia com equipamentos dessa marca... Digamos que eu NUNCA recomendaria nada deles.

    ResponderExcluir