sábado, 30 de julho de 2016

Cera microcristalina - pesquisando

O primeiro passo na tentativa de tentar produzir uma cera com caracteristicas de protecao semelhantes `as da Renaissance Wax (RW) empregando materias primas disponiveis no nosso mercado para baratear seu custo foi, obviamente, verificar como a RW e' preparada. Tanto quanto consegui levantar, a formula consiste em emulsificar, a quente, Cosmolloid 80 (uma cera petroquimica microcristalina com ponto de fusao ao redor de 70-90°C) com Wax A (uma cera LDPO - low density polyethylene oxidized, polietileno de baixa densidade oxidado) e um solvente de hidrocarbonetos de alto ponto de fulgor.

Tanto a cera petroquimica como a de polietileno sao ceras microcristalinas, duras, muito pouco soluveis e quimicamente estaveis. Pelo que pude entender a cera petroquimica e' a base, a cera de polietileno entra para aumentar um pouco a dureza e a adesividade do produto; o solvente evidentemente para dar `a emulsao consistencia compativel com aplicabilidade.

Como esperado, afora o solvente, facilmente disponivel, os demais componentes originais nao estao acessiveis em nosso mercado. Genericos? Por aqui ceras de polietileno de baixa densidade oxidado tanto quanto pude constatar so estao disponiveis para a industria e em quantidades industriais. Cera petroquimica microcristalina com ponto de fusao entre 70-90°C em quantidades para uso pessoal demanda um pouco de prospeccao na Rede, mas se encontra.

Bueno, dos tres ingredientes necessarios dois se consegue. Nao e' um mau principio, hehe. O problema, basicamente, e' substituir a cera LDPO. Uma cera ate mais dura do que as LDPOs, e com excelente adesividade, e' a cera de carnauba. O problema no seu uso como cera preservativa e' que com o tempo ela tende a oxidar-se e ao oxidar-se fica acida, e acidez e' tudo o que NAO se quer em uma pelicula protetora.



Esse entao e', em rapidas pinceladas, o quadro. Ja disponho de varios solventes adequados e de cera de carnauba. Semana que vem devo receber cera petroquimica microcristalina.

Ahi chegara a hora de brincar: preparar e testar algumas amostras para se ver o que sai.




2 comentários:

  1. Boa Tarde! Olhei seu blog e achei bem interessante, parabéns pelas postagens! Fugindo um pouco do assunto, sou aluna de um universidade e faço parte de um projeto que utiliza madeira reciclada na produção de brinquedos em conjunto com uma escola estadual. Estou a procura de moldes de brinquedos simples e quero perguntar se você poderia me ajudar postando algum tópico a respeito ou disponibilizando arquivos com moldes de brinquedos aqui :) A segunda parte do meu comentário é outro questionamento, ao buscar moldes de outros projetos, você já se deparou com a extensão .skp? Se puder indicar algum programa que leia e abra esse tipo de extensão seria de muito ajuda! Bom, desde já agradeço pela atenção, Ana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato pelo comentario, Ana.

      Arquivos com extensao .skp sao gerados e operados por um software de modelagem 3D muito utilizado, chamado SketchUp, disponivel em www.sketchup.com para download.

      Quanto aos moldes de brinquedos nao posso lhe ajudar, a nao ser sugerindo voce se registre no forum Madeira — em http://xilofilos.com. E' bem provavel entre os varios participantes do forum haja alguem que lhe possa ajudar.

      Excluir