segunda-feira, 11 de abril de 2016

Exibidinho - carcaca pronta


Pois e'... Demorei um pouco pesando pros e contras, mas o apelo do ineditismo, fazer algo que nunca fiz, acabou sendo o maior peso na balanca e optei por fazer mesmo a estrutura do Exibidinho montada com parafusos.

A primeira e mais saliente constatacao na experiencia foi o esperado: a enorme facilidade e grande rapidez com que se pode fazer a montagem. Facil, facil. Muito facil. Rapido. Muito rapido.  Em dia e meio estao faltando os vidros, a gaveta e a porta, mas a carcaca esta toda completa, incluindo a espera para encaixe em faca, e todo o preacabamento — o lixamento todo, mais cupinicida e duas demaos de oleo de tungue — foi inteiramente aplicado. O que tomou mais tempo foi aguardar as secagens.

Houve, claro, inumeros solucos e algumas pedras por contornar. O mais chamativo foi o fato de o fundo desenvolver uma curvatura que, para ser aplanada, demandou aquela fileira de parafusos que se ve na foto acima `a direita. Obviamente deixar aquela linha de parafusos como esta e' certeza de problema quando a madeira trabalhar, como inevitavelmente ira trabalhar; o coeficiente de dilatacao da catuaba no fundo sera certamente diferente do coeficiente da prateleira (uma colagem de pinho, jequitiba e cedro-rosa) e alguma coisa vai rachar, mais provavelmente a prateleira menos massiva. Minha ideia e', quando for pendurar o movel pronto, remover quatro, talvez seis daqueles parafusos. E esse e' apenas o mais saliente dos problemas que podem ocorrer e que aguardo, com um misto de temor e curiosidade, hehe...



Bueno, agora partir para a porta. E, logico, todo dia dar uma espiada nisso e aquilo da carcaca para ver se nada explode, hehe...

4 comentários:

  1. Como sempre, está ficando interessante.
    Eu, particularmente, gosto de parafusos aparentes.

    Estou acompanhando novamente (da época dos seis leitores).

    Sérgio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico duplamente contente, Sergio. Por teres considerado interessante o progresso do movel, e por estares acompanhando o blog. Fico muito grato.

      Excluir
  2. Sempre que posso também passo por aqui! rsrsr excelentes trabalhos!

    ResponderExcluir