sábado, 23 de abril de 2016

O terceiro companheiro - inciando

Comecei o ultimo dos moveis que irao compor o triptico sobre o balcao das cavilhas.

Decidi faze-lo um pouco diferente dos demais, na cor e no design — por nenhuma razao especifica mais do que ver como vai ficar...



Iniciei por montar em caixeta a carcaca basica empregando malhetes em cauda-de-andorinha, e entao colei uns reforcos na base, cortados em pinho — o que se ve na foto `a esquerda.

Na foto da direita, as madeira que ja estao aparelhadas ficaram no lado esquerdo: um resto de louro freijo do Exibidinho e, empilhadas de cima para baixo, pequenas pranchas de marfim-mara, jequitiba e caixeta. No centro, ja cortados e dimensionados, os componentes da base em jequitiba e marfim-mara. E, `a direita sob a carcaca, desdobre de um par de finas pranchas de caixeta que serao empregadas no fundo do movel.



Optei por montar a base inspirada no estilo dos moveis dos irmaos Greene, com um encaixe tipo caixa unico em cada lado. Para tanto, apos dimensionar cuidadosamente as pecas resolvi empregar no corte dos encaixes, macho e femea, meu jig para cortar espigas na serra de bancada, com a ajuda do dado blade set.

Como o dado blade nao alcancou altura suficiente para a profundidade dos cortes, foi necessario termina-los manualmente, empregando serra manual e formao para formar os malhetes.

Acertados os encaixes, as pecas receberam arredondamento em todas as arestas (exceto uma, a que faz contato com a soleira da porta) empregando uma tupia na mao. Como varios desses arredondamentos envolveram corte em fibras de topo, inevitavelmente houve alguma queima.




As marcas de queimadura foram removidas com a ajuda de uma lima, os cantos nos encaixes foram acentuados e as pecas receberam entao lixamento geral  com grana 220 aplicado com lixadeira orbital oscilante.


Que e' onde estamos...


Nenhum comentário:

Postar um comentário