segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Delirio cavilhar

Tendo, como comentado na postagem anterior, efetuado a montagem das laterais na base do balcao utilizando cavilhas constatei a tecnica de construir, seguindo as orientacoes publicadas por James Krenov em seu The Fine Art of Cabinetmaking, um jig para posicionar as cavilhas e' efetivo, funciona. Mas da um trabalhao, toma um monte de tempo, e' irritantemente tedioso. Dai que, contemplando continuar utilizando cavilhas nas emendas, para evitar a enchecao (ou aproveitando o pretexto, hehe) de ter de construir e calibrar um jig para cada emenda, acabei adquirindo um jig comercial de posicionamento de cavilhas, o modelo # 08350 da JessEm (uma visao geral de seu emprego pode ser vista nesse video do YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=A3tE61O0zzk).

O jig da JessEm
De posse do brinquedo novo, e' claro que 'tive' que fazer praticamente todas as emendas das pecas para formar a carcaca do movel utilizando cavilhas e, clarissimo, empregando a nova ferramenta a cada passo. O resultado certamente foi o mesmo, a mesma precisao e praticamente a mesma maleabilidade permitida pela tecnica ensinada por Mestre Krenov. Mas o desempenho... Que diferenca!

Uma curva de aprendizado muitissimo mais plana e uma agilidade incomparavel na setagem permite concluir a furacao das cavilhas nao apenas em um tempo muito menor do que empregando o jig feito em casa, mas inclusive em um tempo muito menor do que eu teria levado utilizando qualquer outro tipo de emenda — exceto, claro, parafusos. De repente, a tecnica menos confiavel e mais demorada que eu conhecia para fazer juncoes tornou-se confiavel e rapida, uma barbadinha.


Tao envolvido fiquei na brincadeira, esqueci completamente de fotografar os passos (o que em verdade nao e' perda nenhuma, pois o video linkado acima e' muito mais elucidativo do que qualquer imagem eu tomasse). Quando fui me dar conta, a colagem da carcaca ja estava nos grampos, hehe...


E removidos os grampos, pude constatar a montagem, mesmo ainda sem o fundo, ficou absolutamente solida, um monobloco...






Os proximos passos irao envolver o posicionamento da divisoria interna e das prateleiras do balcao.


As ripas para isso ate ja estao aparelhadas, com quatro lados retos.




E, claro, as cavilhas ja estao cortadas.

Ou algum de meus sete fieis leitores tinha alguma duvida?

2 comentários:

  1. Mais feliz que pinto no lixo. O contentamento me remete a última experiência relatada com uma plaina de madeira, hehe.
    Para fazer as cavilhas usou um cortador circular (a base de porrada, ops, marteladas) comercial ou fabricou o próprio?
    Por aqui até gostei do resultado da rebarba criada na furação que fiz no latão para a construção do martelinho de latão. Ao encaixar a cabeça no cabo de madeira, a rebarba produzia automaticamente uma cavilha de aspecto bem interessante.

    []s
    Cosme

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Experiencia deu certo, como nao ficar feliz? :-)

      Modelador comercial (nao tinha nem tenho nenhuma chapa grossa de ferro), maco pesado modelando e fazendo voar pelo furo para o balde embaixo da bancada. E' certamente a fase mais divertida da coisa toda, hehehe.

      Excluir