domingo, 5 de julho de 2015

A base, agora sim, toda montada

(Clique nas imagens, para ve-las em maior resolucao.)



Com a morosidade esperada pelo emprego do metodo NSBOQEF/MNDQJ (nao sei bem o que estou fazendo, muito menos de que jeito), dei finalmente por completa a montagem da base da 'comoda'.




A construcao das gavetas e' um belo exemplo dos solavancos inerentes ao 'metodo'. Inicialmente pensei em faze-las utilizando sob elas uma moldura de madeira onde deslizassem, e cheguei mesmo a construir alguns itens contemplando essa construcao. Entao, conversando com um amigo comentei que utilizar corredicas talvez fosse menos dispendioso. Ele respondeu que, como eu pretendia utilizar frente fixa nas gavetas com encaixes em cauda-de-andorinha, corredicas eram totalmente contraindicadas, coisa que absolutamente nao se faz. Pois e', falou o que nao devia... Porque ahi, era inevitavel: se nao se faz, eu tenho que tentar fazer, hehehe.





Deu um certo trabalho, e devo confessar que perfeito, perfeito nao ficou. Mas fiz. A maior causa de imperfeicoes foi o fato de as gavetas ja estarem cortadas quando resolvi utilizar corredicas, e eu tive de alterar alguns dos cortes para criar espaco onde inserir as corredicas de roldana dos lados. Mas ao final ficou tudo funcionado e as frentes ficaram certinhas...



Imagem rotada 180° do original


Com as gavetas montadas e funcionantes constatei deveria colocar um apoio a mais nos pes do movel para enrigece-los. (Eu deveria mesmo era ter utilizado, ou pes mais grossos, ou uma madeira mais rija do que tauari, mas... A verdade e' que eu sei que quando se quer criar um design novo o jeito correto e' criar um prototipo com madeira vagabunda para detetar e evitar os problemas quando construir-se a versao definitiva. Mas como e' que eu vou fazer um prototipo de um movel que eu nem sei que jeito vai ter? O negocio e' ir fazendo, e dando ou tentando dar os jeitos que der para dar, hehe.)

Demorei um par de dias para decidir utilizar um "X" com ripas chatas de caixeta (leve e rija), o que nao resolveu totalmente o problema de rigidez, mas o reduziu em 80%. Aceitavel, para meu gosto...

Com os pes aceitavelmente estabilizados, fiz a modelagem grossa com lixadeira e disco-flap, chegando nisso:


E dei a montagem da base como concluida.

Hora de comecar a pensar na construcao do gabinete... E aproveitar os intervalos para ir levando os acabamentos na base.

2 comentários:

  1. Devagar e sempre. O melhor de tudo é ver a coisa tomando forma e deixando de ser simplesmente um pedaço de madeira. Parabens pelo trabalho!
    Em outro tópico, estive observando em suas fotos em posts antigos deste mesmo projeto que possui uma "spindle sander", que eu julgo ser da VIMA (só especulando...). Eu tenho um modelo similar e estou tendo um certo problema para encontrar os rolos de lixa por aqui. Você poderia me informar onde os encontra ou se é de fabricação própria alguma dica de como faze-los?
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma ideia e' contatar o fabricante para ver se disponibiliza o consumivel pronto. Outra, e' catar na Rede.

      Eu em geral faco as minhas. Basicamente, afora adaptacoes para cada caso, seguindo as dicas desse video:
      https://www.youtube.com/watch?v=7yRetZ024Io

      Boa sorte!

      Excluir