quinta-feira, 14 de maio de 2015

Enfim, fim

(Clique nas imagens para ve-las em maior resolucao.) 


Atropelando a reta final, as quatro portas foram feitas e tomaram seu banho de oleo (e sol, como da para ver na imagem `a esquerda).





O proximo passo foi o sempre conflituoso posicionar e fixar das dobradicas e, com as portas no lugar, o caixote enfim tomou ares de um movel...

Vista posterior, mostrando as barras de apoio

As travessas de apoio, fixas `a parede




O armario recebeu entao duas demaos de goma-laca, os vidros foram colocados nas portas de baixo, e estava pronto para ir ao encontro das travessas de fixacao que foram fixas `a parede. (Na colocacao das travessas, diga-se, o detetor de materiais foi mais uma vez inestimavel, pois ha um emaranhado de eletrodutos naquele local da parede.)

Ahi foi conseguir uma ajuda para mover e erguer o movel para sua posicao e — ta-dAA! —



Falta ainda aplicar mais umas demaos de goma-laca e cera para finalizar os acabamentos do movel, e' verdade. Mas o fato e' que com a colocacao deste ultimo armario a renovacao da cozinha, iniciada bem no comeco do ano, apos quatro meses e meio chega ao final.

Foram cumpridos os propositos basicos que estabeleci: Todos os moveis que se apoiam no chao com pes, para evitar inatingiveis acumulos de sujeira. Exceto os armarios sob a pia e sob a mesa auxiliar (que, diga-se, sao territorio da minha secretaria e seus materiais de limpeza, e nao meu, hehe) todos os moveis permitem manter-se postura ereta ao usa-los ou acessa-los; pode ate haver eventual necessidade de usar uma escadinha para acessar um recesso mais alto, mas nao ha demanda por abaixamentos — e minha coluna agradece.




O design dos moveis nao respeitou qualquer estilo. Apenas — eventualmente contrariando regras, e' verdade — procurei a forma mais simples e eficiente que pude conceber de faze-los rigidos, resistentes, esperancosamente duraveis. Quanto `a estetica, a beleza ficou inteiramente a cargo das madeiras. E, como diz meu amigo Cigano, "Azar, eu gostei!"

4 comentários:

  1. Meus parabéns Paulo! Um baita final feliz!
    Você equipou sozinho a sua cozinha em menos de 6 meses com uma personalização que nenhum serviço de marcenaria conseguiria lhe fornecer.
    A sua empreitada é uma inspiração.
    Em tempo, ficou demais a porta superior do último armário ;)

    Agora é curtir o novo espaço :)

    Um abraço,
    Cosme

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato pela forca, Cosme.

      A preocupacao primeira do trabalho foi, claro, a ergonomia. E tanto quanto pude notar ate agora, o requisito foi atendido. A estetica para o meu gosto tambem acabou nao ficando ma, gracas `as madeiras.

      Excluir
  2. Acompanhei esta empreitada desde o início, uma obra e tanto, parabéns, o resultado ficou nota 10.

    ResponderExcluir