domingo, 29 de março de 2015

Todas as pecas?


Iniciei a construcao da base para o 'ressucitado' tampo da pia da cozinha pela montagem de um armario que, fundamentalmente, ira conter as duas cubas e a canalizacao de esgoto. Utilizei basicamente pinho de reflorestamento e compensado naval de 15 e 10mm.

Com a carcaca colada, o passo seguinte foi fazer pes e pernas de apoio.

 Criei o formato dos pes em um programa de desenho, imprimi e colei o molde em um compensado de 4mm que foi entao recortado na serra fita e acabado com grosas e lixas. Esse gabarito foi usado entao para marcar os pes em uma prancha de pinus de 50mm, de onde foram cortados com serra fita e igualmente acabados com grosas e lixas.

As pernas foram aparelhadas de uma prancha de tauari de 35mm.



Nos pes, utilizando uma broca Forstner e formoes, foram abertas furas passantes e, na serra de bancada, foram cortados espigas nas pernas.




E entao, em pinho, cortei e montei as molduras de apoio ou, talvez melhor dizendo, as saias para o tampo.


E com isso, imagino, todas as pecas para a base estao feitas, faltando agora posicionar e montar o conjunto, com a devida atencao a dimensionamento, nivel, prumo, essas coisas...

-- ooOoo --

Talvez valha mencionar recebi, de um par de fieis leitores e de quem tem visto a coisa ao vivo, indagacoes quanto a por que essa base tem progredido tao lentamente...

Bueno; em primeiro lugar porque nao tenho a menor pressa, hehe. Estar sem pia na cozinha nao e' exatamente agradavel, mas tampouco e' inconveniente insuportavel. Depois, porque fazer as pecas, aparelhar, cortar, medir, montar, isso e' o mais rapido. O que mais demora e' determinar exatamente o que fazer. Eu nao tinha a menor ideia de que jeito teria nem como faria a base — como alias tampouco tenho a menor ideia do que ou como vou fazer o que vira depois de a pia estar recolocada. E esse, mm, processo criativo envolve optar entre inumeras possibilidades, analisar pros e contras disso e daquilo e, claro, muitas, prolongadas consultas ao travesseiro ate sedimentar uma decisao e partir para fazer serragem.

E, vale lembrar, o melhor e' nao ha qualquer garantia va ficar bom, hehe.

Ainda bem que o cliente e' paciencioso, tolerante e comprensivo...


Nenhum comentário:

Postar um comentário