sábado, 28 de fevereiro de 2015

Uma aposta? Ou simples investimento?


Como ja mencionei anteriormente, o proximo passo na substituicao na minha cozinha do 'movel planejado', hoje lar de uma colonia de cupins, por uns moveis de madeira devera ser a remocao da 'coluna', salientada com linhas verdes na foto ahi `a esquerda, pela mesa e o armario aereo seu companheiro, tema das postagens imediatamente anteriores.

Mas ahi surgiu um problema a ser considerado: a parede de tijolos furados atras da 'coluna', onde devera ser fixado o novo armario ora em construcao, e' lugar onde passam canos de cobre para a agua quente, canos de PVC para a agua fria e conduites para os fios que alimentam as tomadas e chaves de luz. O que, somado ao fato de eu nao dispor de plantas que me localizem tais canos e fios, naturalmente me levou `a ideia de adquirir um detector de materiais para bem localizar a posicao dessas inclusoes da parede a fim de evitar acidentes indesejaveis na hora de fazer furos de fixacao.

Dai, a primeira constatacao foi um aparelho desses nao custa barato. Nada barato. O que me levou a considerar inclusive a hipotese de fazer os furos `as cegas, apostando na simples probabilidade de nao atingir nada importante na parede. Mas como eu sei muito bem que ter sorte nao e' exatamente meu forte resolvi dar uma ligada para meu, mm, assessor para obras civis — um cara que nao e' nada barateiro, antes pelo contrario, mas que, excecao `a regra geral, e' competente, cumpridor e honesto — e perguntei-lhe quanto calculava me sairia o conserto caso ocorresse um acidente tipo o da imagem na direita...

Honesto como sempre, informou-me uma abordagem do problema seria um simples remendo, o que consumiria apenas cola (ou solda), um pedaco de cano e alguns dias para conferir se nao ocorreriam vazamentos. Barato, mas sujeito a risco permanente de vazamentos poderem surgir a qualquer tempo. O preco, ao redor de 10% do valor do detector que me pareceu ser a melhor opcao. Outra abordagem seria abrir a parede e trocar inteiramente o segmento de cano furado, ocasionando maior custo, mais mao de obra e mais tempo, mas garantido sem vazamento e perfeitamente acabado. O preco, 40-50% o do detector.

Considerado o risco e o valor da aposta, resolvi optar foi por investir no mais seguro — e, claro, no prazer do brinquedo novo, hehe.

Ou seja... Sim. O detector esta a caminho...

Nenhum comentário:

Postar um comentário