terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Mesinha nova para a cozinha

O armario aereo para a cozinha, descrito nas postagens anteriores, iniciou-se pelas portas. Imaginando uma mesinha de cozinha daquelas para preparar ingredientes, picar, bater, amassar, etc., resolvi comecar pelo tampo. Nao, nao por teimosia, ou querendo ser original, mas porque eu queria fazer um tampo com veios de topo, gra curta nas faces, e a dimensao do tampo e' que ira determinar as demais dimensoes da mesa.



Iniciei por aparelhar, dividir, desdobrar e colar um resto de 30cm de comprimento de uma vigota 14x8 de itaubao para formar uma prancha de aproximadamente 60x60x4. Esta ahi que aparece na foto `a esquerda sobre o tampo da serra circular ja devidamente setada para fatia-la em tiras de 4 cm.


Uma vez fatiada a prancha, as tiras foram giradas 90° de forma a expor a gra curta e entao foram para os grampos para colar.


A colagem dormiu nos grampos e na manha seguinte, apos retificar e esquadrejar os lados na serra circular removi o excesso de cola escorrido e ataquei as faces com lixadeira de cinta com grana 40 para regulariza-las e remover as eventuais manchas, de cola e de queimadura da serra. A seguir, na face que ficara exposta, lixa G60 e entao G120 na lixadeira roto-orbital para obter uma superficie bem alisada. Com o que chegamos ao tampo pronto, o que se ve ahi abaixo:


A seguir colei a moldura que no alto da mesa ira receber o tampo com veios de topo. Com a moldura ainda no jig de colagem (para nao correr risco de forcar as emendas), encaxei o tampo so para ter uma ideia aproximada de como eventualmente ira ficar o topo da mesa:


Bueno, hora de comecar a bolar a base da mesa...


Nenhum comentário:

Postar um comentário