domingo, 23 de novembro de 2014

Afiando formoes e plainas - III (Rodas de afiar)

Ha inumeros diferentes metodos e tecnicas para bem afiar laminas. Pensando sempre prioritariamente em formoes e plainas ocorreu-me tentar uma abordagem resumida de algumas, talvez as mais comumente empregadas, dessas tantas abordagens...

RODAS DE AFIAR

Exemplos de usos de discos de pedras, ou rebolos, para afiar ferramentas (e armas!) datam da mais remota antiguidade, sua construcao e ergonomia recebendo progressivas melhorias com o passar dos anos, rendendo melhores resultados e melhor desempenho. Uma manivela acoplada ao eixo para facilitar por a roda em movimento, a adicao de um cocho com agua para lubricar o processo e remover a escoria acumulada, sistemas de roldanas e/ou engrenagens para obter-se melhor ganho e melhor velocidade, e assim por diante culminando com a adicao de motores, como o motoesmeril e que tais.


Hoje, essas ferramentas contemporaneas que utilizam rebolos acionados por motores (usualmente eletricos) sao normalmente projetadas — em termos de formulacao do abrasivo e de rotacao do eixo — para obter-se o maior rendimento possivel em desgaste do material.


Do ponto de vista de seu uso para afiacao de laminas de formao ou plainas no entanto, essas maquinas apresentam severas restricoes. Exatamente porque removem muito material muito rapidamente, provocam alto aquecimento na peca e muito mais ainda, como e' obvio, na linha de abrasao, e essas altas temperaturas provocam alteracoes absolutamente indesejaveis na tempera das laminas. Por isso, no que concerne a afiacao de laminas de formoes e plainas, o uso de motoesmeril fundamentalmente e' reservado apenas para formatacao, operacoes grosseiras que envolvam relativamente grande remocao de material da lamina, como por exemplo alteracoes no angulo do bisel, correcao de danos grosseiros ao gume, etc., como nos exemplos mostrados nas fotos abaixo (clique nelas, para ve-las em maior resolucao).









Mesmo para essas correcoes mais grosseiras da lamina, quando quer se pense utilizar um motoesmeril no fio de laminas de corte e' muito recomendavel aquele rebolo de cor cinza que usualmente acompanha os motoesmeris deva ser trocado pelos rebolos de cor branca. Isso porque estes rebolos brancos sao projetados para produzirem bem menos aquecimento nos cortes e assim, usados cuidadosamente, nao produzem os indesejaveis efeitos na tempera das laminas, algo praticamente inescapavel quando se emprega os rebolos cinzas.




Evidente existe ainda no mercado mundial, alem dos motoesmeris, uma consideravel variedade de maquinas, manuais ou motorizadas, especificamente projetadas para, dedicadamente, afiar laminas, tanto para uso industrial, como para uso 'domestico', e que empregam rodas de afiar (incluindo algumas que utilizam lixas) — como pode ser facilmente verificado em uma busca por imagens no Google pela string "blade sharpening machine". Todavia raras sao as que se podem encontrar aqui no mercado de pindorama, e ahi o preco e' sempre assustador...


Mas nao e' apenas pelo custo e dificuldade de encontrar essas maquinas dedicadas que empregam rebolos que outros metodos de afiacao foram e sao muito mais frequentemente empregados.

Algo para abordarmos em uma proxima postagem...


Nenhum comentário:

Postar um comentário