sábado, 25 de outubro de 2014

Cadeira Sligo/Tuam — Montada















Nao. Dessa vez nenhuma queixa quanto ao comportamento do velho Pedro. Pelo contrario. Os primeiros dias realmente de primavera aqui no portinho foram absolutamente esplendidos, perfumados, luminosos, tao agradaveis quanto e' possivel encomendar.





A pintura da casa prossegue, com suas inevitaveis, custosas e desagradaveis consequencias. E inclusive aproveitei, com o vagar esperado, na medida que surgiram disponiveis tempo e vontade, para cortar as pecas que faltavam e como documentado ahi nas fotos finalmente montei a cadeira.






Imagino `a primeira vista possa parecer cortar e montar essas pecas — pernas e travessas — seja uma das partes mais simples, faceis e rapidas de executar na confeccao da cadeira. E sim, e' verdade nao e' algo que envolva maiores complicacoes; mas e' certamente a fase que exige maior precisao e atencao a detalhes pois os angulos e distancias que o posicionamento dessas pecas determinam resultam absolutamente essenciais no formato e na — indispensavel! — rigidez de um movel que ira ser submetido a consideraveis cargas e forcas de multiplas direcoes.

De todo modo, com amparo na suta para marcar corretamente os angulos, ajustes feitos com algumas montagens secas e finalmente a tensao do posicionamento mantida com grampos durante a colagem, o fato e' a cadeira esta montada, a colagem seca e o movel resultou rigido como uma rocha!

Agora, a lide de esculpir, a modelagem grossa, a modelagem fina e o acabamento. Bons programas, para desfrutar a primavera...


2 comentários:

  1. Bom dia Paulo,
    um belo trabalho, aliado aos recursos técnicos que daqui parecem infinitos.
    Parabéns,
    Osvaldo Ururahy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recursos tecnicos? Nah, nada demais:

      Prancha de pinus, restos de itaubao e cedro. Serra fita para cortar o molde e depois, com ele, as ripas do encosto. Ticotico para abrir o furo na parte de baixo. Encaixes em espiga e fura cortados a formao e serra manual (exceto o encaixe dos pes, torneada a espiga e furada com serra copo a fura). Para montar o assento, encaixes cortados com serra manual, cola, quatro parafusoes. Grampos para as colagens. Para modelar, disco flap, grosas, limas circulares, lixadeiras. Lixas em folha e panos para o acabamento.

      Grato pela forca, Osvaldo.

      Excluir