sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Bancada de marceneiro — I

(Clique nas imagens para ve-las ampliadas.)


Muitos marceneiros ocidentais a consideram o centro, a mais importante ferramenta de uma marcenaria. E para muitos de nos lidadores com madeira ter — ou, melhor ainda, construir — sua propria bancada de marceneiro e' (ou ja foi) um sonho dourado.

Uma pesquisa na Teia por "bancada de marceneiro" (ainda mais por "woodworking workbench") resultara em avassalador volume de informacoes e imagens. Ha incontaveis tipos, modelos, origens, autores, variantes, em praticamente qualquer tamanho, para atender qualquer demanda, todos os gostos. E vasta literatura... So que na minha sempre desconsideravel opiniao, justamente ahi residem dois dos principais problemas relacionados a bancadas de marceneiro.

Em primeiro lugar a disponibilidade de informacao e' tanta que fica dificil selecionar o que e' importante e o que e', digamos, perfumaria ou, pior, desinformacao. E entao, como a variedade e' tanta, ha essa predisposicao de se selecionar pelo gosto. So que, convenhamos, uma bancada e' uma ferramenta, e ferramenta se seleciona pela funcao, nao por agradar aos sentidos.

Considerando comecar por uma tentativa de por um pouco de ordem no galinheiro, uma primeira questao: para que serve exatamente, qual a funcao de uma bancada de marceneiro?

Obviamente, me explicariam pacientemente meus sete fieis leitores, a funcao primeira de uma bancada e' fornecer uma superficie de trabalho.
Verdade. Mas vejam...

Os marceneiros orientais, chineses, japoneses, coreanos, etc., afamadissimos pela qualidade da obra que produzem para nossa inveja, usam o proprio chao como superficie de trabalho como, espero, as imagens ao lado possam ilustrar. No entanto nos ocidentais ha seculos perdemos o habito de sentar, de fazer coisas no chao, tao logo ultrapassamos a infancia. O costume e' trabalharmos de pe, ou sentados em cadeiras altas — e assim elevamos nossas superficies de trabalho.

As primeiras bancadas de trabalho que se tem noticia foram as egipcias, feitas inicialmente de blocos de pedra, depois de pedras trabalhadas com alguns apoios para reter as pecas. E os romanos, tanto quanto eu saiba, foram os primeiros a utilizar bancadas de madeira para marcenaria.

Algo semelhante a reforcados bancos toscos; quatro pernas anguladas para estabilidade, um tampo rijo, resistente a pancadas e a 'ataques' das ferramentas, levando uns batentes onde apoiar as pecas sendo trabalhadas e uns pinos moveis enfiados em alguns furos para reduzir-lhes a mobilidade, esse estilo de bancada foi dominante nas civilizacoes ocidentais ate praticamente o Renascimento.

Mas por arcaicas que sejam, essas bancadas ja evidenciavam as principais funcoes para que servem essas ferramentas: alem de superficie forte e rigida o bastante para suportar os rigores da lida, oferecem modos de sujeitar em posicao as pecas para serem trabalhadas com melhor ergonomia, mais conforto e liberando ambas as maos.

O progresso nas ciencias e nas artes com o fim da Idade Media obviamente refletiu-se tambem na marcenaria, o mobiliario tornando-se progressivamente mais e mais incrementado, as ferramentas mais e mais especializadas. Incluindo, claro, as bancadas de marceneiro.

O Seculo XVIII e' por consideravel porcao dos especialistas e historiadores considerado o auge, o apogeu da marcenaria ocidental. E aquela bancada, aquele modelo que la no topo da pagina abre esta postagem, representa ainda hoje para muitos praticantes das artes com madeira, profissionais e amadores, o plus non ultra, o melhor do que jamais se fez em bancada de marceneiro.

Por que e o que a torna esse ideal, algo para ser visto em uma proxima postagem.
Aqui nesse batcanal...

2 comentários:

  1. Muito interessante. Obrigado por compartilhar este este estudo.
    Osvaldo Ururahy

    ResponderExcluir
  2. Obrigado a voce, Osvaldo, pelo comentario.

    ResponderExcluir