quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Vitrine em cedro - As dobradicas

Alem de, evidentemente, contar com as informacoes que Mr. Matthew Teague disponibilizou no artigo que originou essa encrenca toda, fui consultar na Teia sobre variacoes sobre o tema "posicionar dobradicas pivotantes" e considerei esses ahi dos links abaixo os mais pertinentes:
http://www.woodworkstuff.net/DKnife.html
http://goo.gl/Hglv64
http://www.leevalley.com/US/shopping/Instructions.aspx?p=69388

Claramente prioritario no posicionamento das dobradicas, a precisao. Tudo, o mais exato possivel, em um e outro lado, em uma e outra peca. Tal como ao cortar malhetes ao fazer encaixes, convenhamos...


A dobradica, colada com fita adesiva dupla face
A posicao da dobradica, marcada com faca
Como sabidamente e' muito mais eficiente no obter-se precisao usar-se gabaritos do que empregar medidas, como recomendado utilizei as proprias dobradicas como gabaritos.

Utilizando uma fita adesiva de dupla face para fixar uma das folhas em uma das portas, tracei sua posicao com uma faca. A seguir removi a folha da dobradica e, com formoes colocados nas linhas de faca, acentuei as marcas de posicionamento. 
As marcas acentuadas com formao

Restava entao apenas marcar a profundidade da fura para a dobradica, o que foi feito utilizando um graminho.
Marcada a profundidade da fura

Uma vez obtidas essas marcas, elas foram devidamente transferidas para o outro lado da porta e depois para a outra porta, sempre utilizando um graminho e a propria porta como referencia. Sim, tal como para marcar emendas.

Com as quatro furas marcadas tao exatamente quanto possivel nas mesmas posicoes nas duas portas, hora de corta-las.

 Na maioria dos artigos que li os autores optam por fazer o rasgo partindo para a remocao da maior parte da madeira empregando uma tupia e entao terminando de limpar a fura com formoes. Como considero que sempre as ferramentas manuais oferecem maior precisao do que as motorizadas, preferi optar pela tecnica da Lee Valley e empreguei formoes, e uma router plane pequena para bem acertar a profundidade.

O resultado? Encaixes perfeitos.



Reparem ahi na foto `a esquerda, na embalagem das dobradicas que eu ganhei cada par vem acompanhado de oito parafusos de bronze e um de aco. E' que parafusos de bronze sao frageis e quebram por qualquer torcao mais forte. E se um desses parafusinhos quebra na dobradica, voces imaginam a encrenca?

Pois e'. Por isso a tecnica recomendada e que utilizei e': coloca-se a folha da dobradica no encaixe cortado e marca-se o centro dos furos para os parafusos. Retira-se a folha  e utilizando os centros marcados faz-se um furo guia com uma broca e entao utiliza-se o parafuso de aco para abrir a rosca. Ahi entao recoloca-se a folha e faz-se a fixacao com os parafusos de bronze. E sem muito aperto, ate porque nao e' preciso.

Com as quatro folhas com furos fixas `as duas portas,  foi simples transferir as referencias da posicao das dobradicas para o topo e a base do movel, posicionando as portas nos seus lugares utilizando as marcas a lapis que ja estavam la riscadas. As faces, tanto da base, como do topo, sao todas inclinadas, portanto incompativel utilizar graminho para transferir as marcacoes. Por isso, apos outra vez desmontar o movel para liberar bem o acesso, utilizei um compasso seco para, a partir da referencia marcada posicionar, outra vez com ajuda de fita adesiva dupla face, uma folha de dobradica. E marcar a posicao com faca, etc., etc.

Encaixes cortados na base e no topo, com a carcaca re-montada as folhas com pinos foram encaixadas nas folhas com furo ja fixas nas portas e entao cuidadosamente deslizadas para dentro dos encaixes na base e no topo. Acertado o correto posicionamento das portas fechadas, foi questao de abri-las cuidadosamente e entao marcar a posicao dos furos para os parafusos. Cumprido o ritual de remover as folhas, fazer o furo guia e abrir rosca com parafuso de aco, as folhas voltaram a ser colocadas nos encaixes e entao parafusadas. E...

Ta - DAAHH!!

O esforco compensado: todos os posicionamentos justos, sem folga, mesmo ainda sem colagem

Mesmo sem fundo, batente ou fecho, as portas fecham bem.
O pequeno desnivel com a porta direita mais alta deve-se `a carcaca estar levemente fora de prumo.
Deslocando-se o topo da carcaca par de milimetros na direcao da seta verde, o alinhamento fica perfeito.
Afora o aspecto estetico de as dobradicas pivotantes ficarem praticamente invisiveis, seu funcionamento e' incrivel. As portas movem como se soltas no ar, nao se percebe nenhuma resistencia. Abrindo e fechando as portas, mesmo com o movel incompleto e algo guenzo por ainda nao colado, da para perceber por que vale a pena tanto trabalho so para utilizar essas dobradicas.

-- ooOoo --

E fundamentalmente era isso.

Claro, ainda falta cumprir varias etapas para o movel ficar pronto: fresar um rebaixo nas portas para os vidros, suportes para as prateleiras, as proprias prateleiras, de vidro e de madeira, e mais todos aqueles detalhes tao pequenos. Ah, claro, e o fundo.

Fundo que alias ja esta sendo engendrado: uma colagem de duas pranchas de cedro figurado. (Na verdade eu teria preferido fazer um "livro aberto", desdobrando uma das pranchas ao inves de colando duas, mas... lamento, minha serra de fita nao tem abertura suficiente; e desdobrar prancha `a mao definitivamente nao e' papo pra mim, como diria o Roberto.)

Mas tudo o que vem por ahi serao procedimentos basicos, pisados e repisados no nosso dia-a-dia, e nao vou querer perder nenhum de meus fidelissimos sete leitores aborrecendo-os com o obvio.

Entao, quero dizer, nova postagem...

... so quando o movel estiver pronto e acabado.


2 comentários:

  1. Boa tarde,
    estou restaurando um armário antigo e nele foram usados este sistema de dobradiças pivotantes. Gostaria de saber onde posso encontrá-las pois uma das portas empenou e creio que estragou a ferragem. Excelente material que você tem no seu blog, mais uma leitora chegou.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Contente o material do blog lhe tenha agradado, Izabela.

      Aqui no portinho se encontra dessas dobradicas, com o nome "dobradica pivo moveleira" na R.J.Diehl (http://www.rjdiehl.com.br/) e, consta, eles enviam para todo o Brasil. Sao modelos em "L", relativamente grandes, de 5, 6 e 7cm. Mais variedade e melhor acabamento, ahi tem que importar.

      Excluir