terça-feira, 5 de novembro de 2013

Recriando um bau — IV

Dado por completo o 'recheio' do bau, o primeiro passo na construcao externa foi  cortar, utilizando tres fresas diferentes, um perfil na tupia de mesa para montar a 'saia' do movel. Com cortes em meia-esquadria, o perfil foi fixado em moldura, primeiramente na frente, com cola e pinos F, entao nas duas laterais e finalmente no fundo.












A seguir o tampo, construido com uma colagem de uma prancha de cedro-rosa com veios retorcidos ladeado por duas ripas de pau-marfim.











Enquanto a colagem secava nos grampos, aproveitei para incluir uma ripinha entre os apoios dianteiro e traseiro do fundo falso do topo do bau, para apoiar a gaveta do meio e impedir que 'caia' quando aberta. (As gavetas laterais terao suporte nos proprios apoios laterais do fundo falso.)

(Como salientado no inserto da imagem, a ripa foi colada exatamente justa com a parte inferior do apoio — a parte que fara contato com o fundo da gaveta — e ficou uma pequena folga na parte superior para impedir que o fundo falso pudesse se apoiar nela e possivelmente sobrecarregar a colagem.)









Seca a cola o tampo foi removido dos grampos e, com o dado set,  foram feitos rebaixos nos quatro lados, de forma que o ressalto formado se encaixasse perfeitamente no interior do tampo do gabinete. Isso feito, duas ripas laterais de pau-marfim foram fixadas, para cobrir os veios curtos.





Uma chapa de compensado foi cortada para fazer o fundo falso, colocado solto sobre os apoios do gabinete, alguns recortes e decoracoes foram aplicados ao tampo, e a estrutura do gabinete foi dada como pronta — faltando ainda alem da (argh!) lixagem, colocacao de ferragens e acabamentos, decidir se vou ou nao aplicar algum complemento decorativo `a frente do movel.


Mas a proxima etapa serao as gavetas...



2 comentários:

  1. Eu confesso que tenho certa resistencia em fazer moveis.Talves porque vejo na marcenaria muito mais o prazer do trabalho do que a utilidade do trabalho. Mas este tipo que estas construindo --com varias cores de madeira--tamanho moderado--começa a balançar minha resistencia e dá vontade de tentar algo como pequenas arcas--mesinhas de centro etc....Luiz Dubal-BH

    ResponderExcluir
  2. Tambem acho a lida o melhor do brinquedo, Luiz.

    Mas penso, sem um objetivo definido, uma meta a ser alcancada, fica-se sem parametros.

    ResponderExcluir