segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Recriando um bau — I

Consegui ha um tempo duas pranchas de pau-marfim e andava ultimamente me cocando para fazer algo com esse lenho, ate por ser minha primeira vez em usa-lo...



Surfando a Teia esses dias encontrei essa imagem de um bauzinho do seculo XVIII que me pareceu interessante e instrutivo de tentar construir. Nenhuma intencao, como sempre, de tentar uma reproducao da peca, ate porque nao sou muito apreciador dessa decoracao com embutimentos e, muito menos, de ter de trabalhar com medidas exatas e tal e coisa. Minha ideia e' 'chupar' o design da peca e ver o que consigo obter utilizando meu 'metodo' de construir no olhometro.

Escolhido o projeto, hora de preparar a madeira.

Iniciei, claro, serrando fora uns 5cm de uma das extremidades da prancha 'piorzinha' de pau-marfim, para remover os quase invariavelmente sempre presentes defeitos, fissuras e sujeiras. (A prancha 'melhorzinha' fica para possiveis projetos futuros.)

Reparei, nos veios curtos da face recem serrada, que a prancha incluia o 'miolo' da arvore (seta vermelha), o centro de crescimento que, como inescapavel, apresentava fissuras. Manter o miolo, regra, e' convite para problemas, entao o passo seguinte foi remove-lo da prancha, cortando uma fatia:


Alem de remover o problematico miolo, a remocao da fatia deixa duas pranchas com corte 'de quarto', com os veios praticamente perpendiculares, ou seja extremamente estaveis. Nada planejado, e' verdade, mas o resultado sao dois coelhos mortos com uma so cajadada, hehe.

No outro dos segmentos cortados (um para frente e fundos, o outro para os lados do bau), a remocao do miolo teve ainda o lucro adicional de remover um no. Tres coelhos!

Mas por mais coelhos se mate, o certo e' que nao ha almoco gratis e aqui no caso o, mm, preco do almoco foi evidentemente a perda de largura na dimensao das taboas. O que resolvi corrigir adicionando uma banda de cedro para substituir a madeira perdida.

As pranchas e a ripa de cedro foram entao desdobradas na serra fita e apos levadas `a desempenadeira e entao ao desengrosso. A seguir os bordos de colagem foram preparados com plaina manual e, com ajuda de biscoitos para garantir um bom alinhamento, os paineis foram colados, em duas etapas para garantir uma boa colagem.


Com os paineis montados e secos, a proxima etapa sera dimensiona-los. O que espero, veremos nos proximos dias...

Nenhum comentário:

Postar um comentário