segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Estante para leitor de ebook

Ha um bom tempo, em 2011 mais especificamente, eu tinha ficado com vontade de reproduzir uma obra que havia visto em um video do programa de TV de Mr. Roy Underhill (The Woodwright's Shop), um projeto original de — talvez o mais famoso marceneiro da Franca e certamente um dos responsaveis pela fama do seculo XVIII em marcenaria — M. Andre Jacob Roubo. Uma estante para livros feita a partir de uma unica tabua:

O tempo passou e a tal estante foi ficando adiada, sempre adiada...

Esses dias no entanto a ideia voltou ao primeiro plano, algo modificada: construir nao uma estante para livros mas para um leitor de ebooks.

Vai dai, catando entre minha sucata de boas madeiras encontrei um pedaco de louro gaucho com brancal que me pareceu `a feicao e toquei em frente, essencialmente seguindo o metodo apontado por Mr. Underhill no video, com pequenas modificacoes para adequar o projeto `as minhas conveniencias: Fiz as marcacoes das 'dobradicas' a partir da linha central da madeira ao inves de pelas bordas porque o pedaco de madeira nao estava no esquadro, mas formando um largo "V"; fiz primeiro os furos, na furadeira de bancada; ao inves de cortar as dobradicas arredondadas optei por corta-las retas; utilizei uma serra ticotico para separar as dobradicas e, para separar as 'folhas' da estante,  a serra de fita.

(clique nas imagens para ve-las em maior resolucao)

Cortando as 'dobradicas'

A seta aponta uma marca a lapis no formao
para marcar a profundidade

As dobradicas serradas com serra ticotico
utilizando os furos-guia

A estante, recem aberta, a flecha apontando um dos
fragmentos que foram cortado `a faca

O processo foi bem mais simples do que eu esperava. A parte da faca, para cortar os restos que a serra nao alcancou e que impediam a abertura da estante, foi o unico passo que necessitou um pouco mais de cuidados e atencao, tomando um pouco mais de tempo do que o esperado. O total de horas trabalhadas (certamente nao continuas, hehe) ate abrir a estante deve ter ficado entre duas e tres...

O extremidade curta foi entao serrada e a modelagem final foi feita com plainas e (argh!) lixas. Optei por um visual mais rude, sem arredondamentos ou recortes, e deixando marcas de ferramenta. O acabamento, meu padrao: oleo de tungue, goma-laca e cera. Ficou assim:




Se algum dos meus sete fieis leitores tiver interesse em produzir uma estante dessas, para livros ou o que seja, talvez tenha interesse em participar do desafio ora em curso no Forum Madeira!...

Nenhum comentário:

Postar um comentário