sábado, 23 de março de 2013

Copiando, outra vez, o mestre — 5) O fim do principio










A carcaca ja montada foi retirada dos grampos e, apos empregar praticamente todas minhas ferramentas de moldar em diferentes etapas e porcoes do projeto, a aparencia da obra ja comeca a se aproximar de como ira ficar.

Feita essa modelagem — o que alguns chamam de esculpir, e eu prefiro chamar de acabamento grosso — resolvi aproveitar algumas das taboinhas que haviam sobrado do cedro rosa para fazer fundo e frente para a gaveta que ira ali na parte superior.







Para unir o util e o agradavel fui treinar o uso das plainas manuais e retifiquei na mao as superficies de colagem, cortei os rasgos e apliquei alguns biscoitos para ajudar no alinhamento, cola bem espalhada com pincel e entao as pecas foram para os grampos.





Como nao conheco nenhuma maneira de apressar a secagem da cola, resolvi atacar a carcaca do movel com (argh!) lixas: Primeiro grana 80 na lixadeira roto-orbital para homogeneizar bem as curvas e alisar as ondulacoes. A seguir grana 120 na lixadeira orbital, depois 220 para deixar o cedro lisinho como bunda de nene. Agua para arrepiar, deixar secar e nova passagem (haja saco!) da orbital com grana 220. Limpei tudo com a sopradora e depois um pano seco e, para proteger a madeira de manchas e que tais, apliquei uma demao farta de oleo de tungue; deixei ficar por uma meia hora e retirei o excesso com um pano seco.

Por enquanto, ficamos assim:



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