quarta-feira, 20 de março de 2013

Copiando, outra vez, o mestre — 4) Montagem

Com as caudas-de-andorinha cortadas, hora de cortar rasgos nas laterais e linguetas nas 'prateleiras' para encaixa-las, o que foi feito na tupia de mesa com fresa reta. E assim chegamos ao momento da primeira montagem seca, ja dando uma ideia do movel inteiro:


A montagem confirmou minha impressao os lados haviam ficado mais finos do que o desejavel, para o meu gosto dando uma impressao de fragilidade excessiva.















Para corrigir o problema, optei por colar nos bordos das faces externas das laterais umas ripas cortadas na serra de mesa, tanto para corrigir o aspecto estetico, como para adicionar estrutura `a peca.

Obviamente, a necessidade de deixar a cola secar consumiu o dia.





Com as laterais secas e reforcadas, hora de partir para a colagem. Embora eu imagine que com alguns auxiliares para dividir o servico teria sido possivel continuar utilizando cola PVA, o fato e' que trabalho sozinho e, para nao correr riscos nem depletar minha limitada reserva de adrenalina, resolvi utilizar cola epoxi 24 horas que, com seu periodo de trabalho de 30 minutos, permitiu trabalhar sem maiores correrias, angustias ou 'matacoes', hehe.



Tudo devidamente colado, grampeado, esquadro conferido,


 agora e' deixar a cola curar para entao dar inicio `a fase mais trabalhosa da construcao, e o que torna unico cada movel no estilo Maloof: o acabamento 'grosso' ou modelagem.

Paciencia! ...

2 comentários:

  1. Ta ficando show mestre...To de olho!
    obs: Belos grampos tens ai hein...

    Geferson

    ResponderExcluir
  2. Legal que estejas gostando, Geferson. Somos pelo menos dois, hehe...

    Grampos... Sempre sao poucos!

    ResponderExcluir