segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Tomando pe







Feitos os furos, questao de acertar o posicionamento e o comprimento das cavilhas, e partir para a montagem seca para acertar alinhamentos, corrigir desvios, essas coisas.

Os gabaritos que fiz funcionaram direitinho, mas como bestamente fiz o posicionamento deles a olho nas faces de encaixe, resultaram pequenas diferencas pra ca e para la. Nada assustador, por sorte, que nao possa ser corrigido com uma moldagenzinha, hehe, mas mais um ensinamento advindo de praticar a coisa: nao custa nada colocar umas marcas testemunhas nos gabaritos e nas faces para regularizar o posicionamento dos furos.

Na montagem seca, inclusive, pude constatar que em funcao da maneira como o peso se exercera sobre os pes havera uma tendencia de abrir a emenda na parte de baixo, justamente onde as cavilhas necessitam ser mais curtas em funcao da geometria. Por isso — ja que como se sabe Seguro morreu de velho abracado com a Dª. Prudencia, mas Desconfiado ainda esta vivo — resolvi adicionar uns parafusos ali para reforcar a emenda, como pode ser visto em foto mais abaixo.










E entao, hora de partir para a colagem.

Os topos nao envolveram maiores problemas, um grampo sendo suficiente para aplicar a pressao devida. Os pes no entanto foram um pouco mais complicado necessitando, alem da ajuda dos parafusos, de uma adaptacao com parafusos de mao para conseguir aplicar pressao no angulo desejado, como imagino se possa ver nas imagens.
Reparar os quatro parafusos colocados na parte de baixo da emenda para reforcar



Montados os pes, confeccionar o quadro e' banal. O unico detalhe talvez merecedor de comentarios e', como para dar leveza ao design eu optei por pes finos, com apenas 4cm de espessura, ao inves de utilizar os usuais encaixes de fura e espiga escolhi aplicar outra vez parafusos, para evitar um possivel enfraquecimento dos pes ao rasgar-lhes furas. Os parafusos foram posicionados nas traves horizontais, em cima e em baixo, ficando portanto para todos os efeitos invisiveis.


A seguir montar cantoneiras (as que estao ali sao retalhos, colocados apenas para ilustrar), tanto para anular os cantos vivos, como para maximizar a rigidez do sistema, talvez adicionar algum reforco estrutural onde possa parecer necessario. E partir para a modelagem...

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário