domingo, 1 de janeiro de 2012

Pausa para imaginar

O implicante Pedro decidiu inaugurar 2012 no portinho com uma versao so um tiquinho mais mansa — mas se menos intensa, bem mais prolongada — da chuvarada de ontem. Com a bravura dos descompromissados, estava ainda escuro quando retornei ao prototipo da cadeira...

Estando a colagem do braco bem seca, foi questao de fixa-lo em posicao com grampos rapidos, e tracar a segunda curva, a de cima para baixo:


Ahi, foi levar para a serra fita, recortar o braco, e testar para ver como ficou...
(Lembrando que, como sempre, clicar em uma imagem abrira uma versao com maior resolucao.)





E entao ta. Fundamentalmente, era isso.

Obviamente, para completar a cadeira faltam ainda a perna traseira e o braco do lado esquerdo, o apoio para as costas e, principalmente, moldar (ou esculpir como gostam os mais refinados) o movel. Mas isso sera para quando for fazer uma cadeira. O prototipo... para aqui.

A ideia era obter marcacoes e medidas para poder desenhar os moldes, os padroes dos quais poder cortar as pecas para a cadeira, com possibilidade de avaliar variacoes de design — e para isso o prototipo como esta e' perfeito.

O processo certamente foi altamente instrutivo em uma serie de etapas, o que representa uma enorme facilitacao para quando chegar o momento de tentar construir uma cadeira completa. Alem do que o prototipo ficara como base de testes, permanentemente disponivel para experimentacoes.

Um conservacionista tera certa razao em alegar desperdicio de materia-prima. De fato, para a construcao desses moldes a partir de nao mais que ideias e imagens, produziu-se consideravel quantidade de 'sucata':

Os restos





De duas pranchas de pinus de 5x30x275cm resultou, alem do prototipo propriamente, isso tudo que esta em cima da bancada, na foto ao lado, e um resto intocado de prancha com pouco mais de 2 metros.

Mas (infelizmente, e' verdade, mas quem ganha limao tem mais e' que fazer limonada, hehe)  pinus e' abundante e facilmente renovavel. E barato. As duas tabuas custaram pouco mais de R$50, o conjunto de moldes impressos mais barato que encontrei via Teia nA Matriz teria custado pouco mais de U$50, mais frete e talvez impostos.

Nao me pareceu um mau negocio e, como aprendizado, nao tem preco...



Agora, e' fazer as devidas correcoes aqui e ali, e fazer moldes para uma versao 'sentavel' da cadeira, em madeira boa. Possivelmente vou vir incomodar meus seis fieis leitores com relatos, hehehe...

4 comentários:

  1. Excelente Paulo! Um trabalho de artista. Abraços! Lauro.

    ResponderExcluir
  2. Gracias, tche Lauro.

    Agora, partir para a cadeira, propriamente, hehe.

    ResponderExcluir
  3. Boa Noite!
    Excelente trabalho,procuro informações na internet e só agora visualizei um brasileiro confeccionando cadeiras Malof.
    Segue endereço eletrônico de outro grande marceneiro : http://diegodeassis.wordpress.com/
    Quando precisar de cedro, caixeta e outras tem uma madeireira em Campo Grande-MS, Madereira Pinheirão, que tem essas madeiras. http://www.pinheiraomadeiras.com.br - Tel./Fax: (67) 3383 3360 / 3383 1463

    ResponderExcluir
  4. Muito grato pelo comentario estimulante e pelas dicas.

    Retribuindo, lhe apontaria um forum de marcenaria que reputo interessante: xilofilos.com
    Tenho certeza voce sera bem-vindo.

    ResponderExcluir