sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Falando em desafios

Com a possivel excecao de lixar (e mesmo ahi aprecio muito os resultados, se deploro a monotonia dessa disciplina), acho que aprecio tudo o que se pratica em marcenaria. Uso de maquinas, uso de ferramentas manuais, improvisacao de ferramentas, criacao de jigs, o cheiro, as texturas, de algum jeito em tudo ha encantos, atrativos. Sem falar, claro, nos resultados, a transformacao de uma ideia em algo solido, capaz de cumprir uma funcao enquanto agrada o senso de estetica. Mas se gosto de praticamente tudo, operacoes com tupia e efetuar encaixes sao, para meu gosto, as cerejas do bolo, o plus non ultra, la creme da la creme...

Consequencia direta de meu gosto, aprecio nos artistas e artesaos da marcenaria justamente os que enfatizam o que mais aprecio na execucao de obras em ressonancia com meu conceito de belo e, por isso, minha predilecao pelas criacoes dos mestres japoneses e suas ultraprecisas, eficientissimas, intrincadas e belissimas ensambladuras (mesmo quando para todos os efeitos invisiveis na obra pronta, hehe) e, na moderna marcenaria ocidental, os mestres do norte da Europa, Finlandia, Noruega, Dinamarca, com suas linhas enxutas, fluentes, sensuais, em contraste com o arido "cubismo" que, em funcao do uso intensivo de paineis, parece contaminar tudo o que se constroi em madeira e amadeirados aqui por pindorama (excetuando, claro, as raras e honrosas excecoes).


Mas sabidamente as coisas sao travessas, implicantes, nao respeitam nunca as regras que criamos. Apreciadores de loiras acabam vivendo vida inteira com uma morena. Virtuoses do violao classico acabam mesmo no contrabaixo eletrico em banda pop. Bem assim, o marceneiro cujas criacoes mais aprecio na verdade nao teve nenhum contato, nem com a escola oriental, nem com os europeus do norte em seu aprendizado. Na verdade nao teve contato com ninguem, nenhuma escola, mas aprendeu sozinho `a custa de nada mais do que seguir o que lhe parecia ser adequado. Obviamente com o passar do tempo veio eventualmente a se informar e a adotar ensinamentos desse e daquele estilo aqui e ali em sua obra, mas suas criacoes foram sempre inconfundiveis, seu estilo unico.




Nao que seja a melhor ou a mais bela, penso eu, de suas criacoes. Mas a cadeira de balanco foi certamente o movel mais famoso ideado por Sam Maloof. Varias delas estao hoje adornando a casa de nomes muitissimo famosos, em diversos museus dA Matriz e de alguns outros paises, e seu preco no mercado hoje arranca em varias dezenas, quando nao centenas de milhares de dolares.

Mas o que me atrai mesmo nelas... sao as emendas! Ao contrario da maioria dos projetos, nao so nenhum esforco foi feito para oculta-las como, ao contrario, elas sao clara, nitidamente realcadas. E que emendas sao essas que ao contrario da maioria — que acabam enfraquecidas, afrouxadas pelo tempo e pelo inexoravel, inevitavel "trabalho" da madeira em se contrair e expandir — tiram proveito justamente desse interminavel 'trabalho' do lenho. Sao tao notaveis tais emendas que acabaram batizadas com o nome de seu criador: the Maloof joint, ou, a emenda Maloof.

Para quem nao conheca, nem as emendas, nem a cadeira, mas tenha curiosidade, apresento um link — http://thecraftsmanspath.com/?s=Sculpted%20Rocking%20Chair — (em ingles, como infeliz e quase sempre inescapavelmente e' a regra) onde um blogueiro dA Matriz relata, em varias postagens, de seu exercicio em emular o mestre. E de onde "emprestei" as imagens abaixo, evidenciando alguns aspectos de como sao efetuadas as emendas Maloof:





Na verdade aprecio tanto, acho tao inacreditavelmente bem boladas essas emendas que estou criando coragem para faze-las, emprega-las em um movel. Nao, nao em uma cadeira de balanco, pelo menos nao por ora, mas em um projeto um pouco menos complexo. Ja sai `a caca de madeiras apropriadas e de algumas ferramentas e acessorios que me parecem necessarios.

Se porventura algum de meus seis fieis leitores se interessar tambem em tentar aprender a construir e empregar essas emendas, pretendo apresentar a ideia como um Desafio no forum Madeira!, pensando em unir esforcos e, principalmente, ideias para a execucao da tecnica.

Vamos ver no que vai dar...

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