sábado, 8 de outubro de 2011

Paineis curvos — Parte II

O metodo de "esculpir" pranchas para obter paineis curvos pode ser o padrao-ouro, sem duvidas, mas tambem e' de longe o mais caro, o que produz maior desperdicio de materia-prima e, nao raramente, e' por diversas razoes simplesmente impossivel de ser aplicado. Assim, desde sempre outros metodos menos onerosos vem sendo empregados para obter-se resultados equivalentes.

O mais comumente empregado de tais metodos e' o de decompor-se a curva em segmentos retos. Ha incontaveis abordagens possiveis para essa implementacao, mas essencialmente o que se faz e', sabendo a extensao e o raio da curva que se deseja construir, determinar-se a espessura e a largura necessarias a cada componente reto da curva e, entao, os angulos com que se devem unir para proporcionar a curvatura.

Para os que tem o dom dos numeros, isso pode ser feito com rapidez e altissima eficiencia inteiramente com calculos. Para os que, como eu, tem litigio continuado com a matematica sob qualquer de seus aspectos e para quem as teorias geometricas sao, mais que misterios, fonte de intratavel irritacao, o negocio e' o metodo empirico, a boa e velha pratica. Obviamente nao vou perder meu tempo em tentar explicar o que nao consigo entender; entao se algum de voces, meus seis fieis leitores, tem gosto por numeros, contas, senos, hipotenusas e que tais, lamento. Mas vou simplesmente ignorar essa coisa de calculos e saltar diretamente para a abordagem empirica.

Ha fundamentalmente duas taticas com que abordar-se, na pratica, um projeto de painel curvo. Ou indo, peito aberto, diretamente para os planos utilizando-se as proprias partes que serao empregadas na construcao ou, usualmente bem mais simples, mais limpo e mais facil (para quem tem familiaridade de lidar com softwares), trapaceando, ou seja, usando um programa de desenho em computador.


Do jeito que for, a primeira coisa a fazer sera determinar com a precisao possivel as medidas do painel: altura, largura, espessura, eixo e raio de curvatura. Sabendo-se entao se o painel sera curvo na altura ou na largura, que tera A milimetros de altura, L mm de largura, e uma curvatura igual `a de um circulo com um raio de R mm, tem-se entao que plotar essa curva, ou em um papel, em tamanho natural ou em escala, ou em um programa de computador.
Determinando a medida do Raio

















Se por qualquer razao a medida do raio R da curvatura nao for conhecido, esse valor podera ser determinado a partir de uma plotagem aproximada. Um jeito e' "na mao" mesmo, por tentativa e erro usando um compasso. Outro jeito, para os adeptos (ja que aquela distancia sera uma corda de circulo), operando a formula
R = (4f² + w²) / 8f



O proximo passo sera plotar a espessura (E) com que se construira o painel, e esse valor sera determinado, ou por um valor ideal que se deseje para a peca, ou pela espessura real das tabuas que se disponha para construir a peca.

Tendo entao obtido a plotagem do perfil do painel adequadamente dimensionada, agora e' questao de estabelecer/optar em quantos segmentos de reta se ira decompor essa curva, plotar os segmentos e entao medir o angulo (α) com que os segmentos entram em contato.

Curva do painel dividida em quatro segmentos retos
e permitindo a medida do angulo α
Ao atingir-se essa fase teremos condicoes de medir diretamente: a espessura, a largura, o comprimento e o angulo para efetuar-se os cortes, ou seja, todos os dados necessarios para confeccionar cada um dos segmentos que depois, colados, irao acabar formando o painel curvo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário