domingo, 10 de julho de 2011

Fura & Espiga - com ajuda de maquinas - I

Como mencionado na postagem anterior, a utilizacao de maquinas para cortar as caixas e mechas pode nao so agilizar o processo como melhorar a precisao dos encaixes, especialmente quando nao dominamos bem as tecnicas manuais. O quanto de maquinas, e quais maquinas se adicionara ao processo e' obviamente uma questao de gosto individual ou exigencia do servico.

Um primeiro passo possivel no sentido da plena automatizacao do processo de cortar EFEs (emendas em fura e espiga) seria, por exemplo, utilizar-se furadeiras para facilitar a abertura das furas, e serras mecanicas para cortar as espigas.

Na construcao das EFEs que empreguei no banco mencionado em postagens anteriores, eu utilizei o recurso de primeiro furar as caixas com broca e entao terminar o dimensionamento com formoes:
Furas marcadas, prontas para o corte

Abertura das caixas com broca Forstner, na furadeira de bancada

Prontas para dimensionamento final com formao

Caixas dimensionadas

Esta, claro, e' apenas uma das tantas possiveis variantes de empregar-se furadeira e broca na facilitacao do corte das furas.

Na evolucao dessa tecnica, foram desenvolvidas ferramentas especiais — o 'casamento' de um formao quadrado oco com uma broca em seu interior, feitos para abrir furos quadrados — que se podem adaptar, tanto a jigs projetados para uso acoplado a furadeiras de bancada, quanto podem ser utilizados em maquinas dedicadas projetadas especialmente para abertura de furas, as chamadas mortisers, e que permitem a abertura de furas ja perfeitamente dimensionadas.

Formao para furo quadrado

Jig para adaptar-se em furadeira de bancada

Mortiser - maquina dedicada para abertura de furas (mortises)

Ja no que concerne `as espigas pode-se empregar, tanto a serra de mesa, como a serra de fita, na facilitacao do processo. Como por exemplo demonstrado nesse video:


How to Cut a Tenon -- powered by ehow

Alem de tudo isso, ha tambem a abordagem de confeccionar-se furas e espigas utilizando tupias, com e sem jigs.

Tema para uma proxima postagem...

.

2 comentários:

  1. Boa Tarde gostaria de saber onde encontrar a broca ou a maquina que fura quadrado... meu email é turismoavare@ig.com.br se puderem me informar serei grato.
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui em pindorama nao conheco nenhuma loja que vendas dessas maquinas.

      NA Matriz, e' facil encontrar. Como por exemplo:
      http://www.rockler.com/product.cfm?page=1250&site=ROCKLER
      http://www.woodcraft.com/product/2082432/30900/woodriver-benchtop-mortiser-with-chisels-and-bits.aspx

      Excluir