segunda-feira, 25 de abril de 2011

Espaco - SEMPRE insuficiente y otras cositas mas

Quando meu guri saiu de casa e me apeteceu brincar de marceneiro com um pouco mais de intensidade, decidi expandir para a area que era a 'churrasqueira' a 'oficina' que, ate entao, ocupava apenas uma pequena peca no canto. Inicialmente a coisa ficou bem espacosa mas com o passar do tempo, uma nova maquina aqui, uma pilha de madeiras ali, acessorios, jigs... Bah, voces sabem bem do que estou falando. Logo, logo comecou a ficar meio dificil de se mexer e, pior, frequentemente quase impossivel de achar aquilo ou isso, apesar de frequentes e nao raro volumosos, mm, rearranjos logisticos. Mas... azar! Faz parte, oras.

No momento, estou em plena vigencia de outra crise de espaco.
Bueno... Para ser bem sincero eu consegui remanejar as coisas que estavam amontoadas me incomodando tao, mas tao bem, que acabou sobrando espaco, hehe. So que no embalo dos rearranjos e reposicionamentos acabou ficando vazio um espaco bem no canto da, hoje atrolhada, velha oficina:








Nada muito, pode-se ver. Mas pensei melhor otimizar esse espaco antes que o caos do dia-a-dia acabe por voltar a atulha-lo. E aproveitar o 'delirio arrumatorio' em vigor para construir para ali, ou um conjunto de prateleiras, ou umas gavetas, ou algo parecido.

Como aprendi com meu avo, quando nao sei direito o que fazer nao faco nada, e vou 'consultar o travesseiro'. Um par de noites e ja estarei pegando o papel para uns rabiscos, visualizar uma ou outra das ideias que, sempre, acabarao surgindo...


__________________________________

E, por falar em deixar os miolos matutando por conta propria ao fundo enquanto a gente se ocupa com outras coisas no primeiro plano, e porque tinha falado em fazer caixas, lembrei um sucedido interessante.

Eu havia construido uma caixa, optando por colocar na tampa uns retalhos de cedrinho cujos veios tinham um desenho que me agradou:


A caixinha, para o meu gosto, tinha ficado ate bonitinha, e a coloquei em uma mesa auxiliar, na sala. Praticamente todos os dias eu olhava e gostava. Mas, de alguma forma, parecia que estava faltando alguma coisa.

Um dia, com a cabeca longe — naquele estado que a gente fica quando olha nuvens e fica vendo imagens nelas, caras, carneirinhos, castelos, bundas, talicoisa — os desenhos na tampa de repente pareceram formar uma imagem, uma imagem com sentido. Uma paisagem marinha, mais precisamente. Ahi, ocorreu-me uma ideia de, talvez, fazer com que outros tambem vissem a tal paisagem.

E a caixinha ficou assim:

3 comentários:

  1. Tche guri ficou lindaço, pra variar uma criatividade imensa e uma habilidade fora do comum.
    Parabéns por mais esta obra!!!

    ResponderExcluir
  2. Este rabo de andorinha foi com a tupia? usou gabarito?

    ResponderExcluir
  3. Os malhetes foram feitos com tupia, sim, utiizando o sistema LS da Incra.

    ResponderExcluir