quinta-feira, 7 de abril de 2016

O "Exibidinho"

(Como sempre, clique nas imagens para ve-las em maior resolucao.) 


As pecas para a construcao da carcaca basica do segundo armario que ira fazer companhia ao balcao 'das cavilhas' ficaram prontas. Hoje cheguei inclusive a efetuar uma 'montagem seca' das laterais e os tampos superior e inferior...

Eu havia pensado em efetuar a montagem utilizando cavilhas, ate porque as molduras que formam as laterais e os tampos foram montadas utilizando cavilhas. So que para fazer a montagem da carcaca resolvi, ao inves de empregar um jig, utilizar parafusos — a ideia sendo que, feita a montagem, os furos dos parafusos poderiam ser devidamente alargados com sucessivas brocas ate alcancar 8mm, o diametro das cavilhas que preparei.

Assim, utilizando um grande esquadro de madeira fixo `a bancada, adaptei cuidadosamente os cantos, um a um marquei a posicao e fiz os furos guias para 'montar a caixa' e taquei os parafusos. Ahi, tracei com lapis uma linha entre os parafusos em cada lateral e a utilizei como referencia para marcar  os demais furos e posicionar parafusos intermediarios, totalizando tres na parte superior, cinco na inferior.

Os parafusos posicionados, tres em cima, cinco embaixo


So que ahi ocorreu o problema que, alias, eu esperava que ocorresse...

Vendo a carcaca montada ocorreu-me a duvida: por que nao montar o movel com parafusos?

Tudo bem, ja li incontaveis autores afirmando nao se deve, nao se pode montar moveis apenas com parafusos por incontaveis e serissimas razoes. Moveis montados com parafusos sao produtos de terceira, quarta linha, coisa de quem desconhece, ou nao sabe fazer montagens com malhetes ensamblados, e tudo, e tal, e coisa.

Mas como — e nao me canso de repetir — nao sou marceneiro, mas curioso, a verdade e' que fiquei pensando no contraponto. E' dizer, nas vantagens de fazer a montagem com parafusos.

Em primeirissimo lugar, o enorme ganho de tempo. Nao e' preciso cortar precisos malhetes, nao e' preciso aguardar a cola secar. Nao e' preciso bolar e aplicar trabalhosa e confusa estrategia para aplicar grampos para pressionar as colagens. Nao e' pre...

Enfim! Montagem com parafusos e' o que ha de rapido e facil. E mais, correndo por fora e avancando rapidamente, o inegavel fato eu nunca fiz um movel montado com parafusos!

Cantos redondos nos reabaixos
Consideracoes essas que, como eu disse, esperava que ocorressem. Tanto que, para evitar cair em tentacao e simplesmente continuar a montagem — e acreditem: deu vontade, sim! — eu propositadamente havia deixado os rebaixos que eu cortara nas laterais com a tupia e onde serao posicionados vidros, com os cantos redondos. Para de qualquer maneira me obrigar a desmontar a carcaca, posto que montada eu nao conseguiria esquadrejar os cantos de jeito nenhum, hehehe.

E nisso, convenhamos, mais uma vantagem de usar parafusos para a montagem. Nao apenas pode-se montar e desmontar o movel se e quando necessario, mas a qualquer momento pode-se transformar a montagem com parafusos em montagem com cavilhas simplesmente usando uma furadeira.


O fato e' que estou muito propenso a fazer mesmo o Exibidinho com parafusos. (O porque desse nome eu imagino voces entenderao mais adiante quando o movel ficar pronto ou, se nao, quando for para a parede e for ocupado.) Acho que sera interessante constatar se destoara entre outro moveis feitos com ensamblagens e cola, se sera ou nao assolado pelos tantos problemas que tantos autores juram sao inescapaveis.




Ha, claro, a "valvula de seguranca", hehe. As cavilhas estao prontas, como se ve `a esquerda, em numero suficiente e com material de reserva, para ser usadas quando quer surja necessidade, se surgir. E como eu ate posso ser louco, mas acho que nao sou burro, vou deixar a coisa em suspenso por um par de dias enquanto contemplo opcoes e, talvez, receba — aqui ou no forum Madeira! — opinioes e comentarios sobre a blasfemia que estou me propondo a cometer.


E a se concretizar o pior cenario — por qualquer razao o projeto degringolar total, irreversivel, incuravelmente — ha sempre a lareira, hehe.



E, de qualquer jeito, vai ser divertido. E isso e' o que importa.

2 comentários:

  1. Não havia pensado nesta possibilidade de eventualmente usar cavilhas pós-parafusos.
    Faço votos pela continuidade da experiência.
    Por aqui, o que já me ocorreu se resume ao seguinte:
    1) Uma das grandes vantagens que vi e continuo vendo no uso de parafusos, é montar o móvel no espaço definitivo sem qualquer "dificuldade". Desmontar e montar novamente em caso de necessidade. Apesar de crer que as necessidades deveriam ser contadas em no máximo duas mãos, constatei o quão problemático é o afrouxamento após o "tira e bota" de um parafuso. Ao menos em madeira macia;
    2) Por mais fácil possa parecer, a construção com parafuso parece implorar por uma boa arquitetura, caso contrário o tempo vai fazer o móvel sambar, independente do possível "tira e bota".

    Trocentas outras questões. Sim, muita agilidade na construção, mas... Os dois pontos acima foram os mais marcantes até agora na minha singela caminhada.

    []s

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um remedio pratico para tratar o afrouxamento apos o "tira e bota" e' utilizar uma (ou mais, conforme o diametro) milicavilha no furo antes de recolocar o parafuso. Funciona bem em madeiras macias e duras.
      Usar parafuso nao faz a madeira parar de trabalhar, claro. Consideracoes quanto aos movimentos sao as mesmas do que com ensambladura e, se necessario/util, cabe usar cola sim. Inclusive nos furos, com ou sem milicavilhas.

      E sempre ha o recurso de trocar os parafusos por cavilhas, conforme a localizacao. Como nunca fiz um movel assim, com todas as emendas estruturais sujeitas por parafuso, a ideia de experimentar no Exibidinho cada vez mais se consolida...

      Excluir