sábado, 16 de abril de 2016

Exibidinho - todo montado

(Clique nas imagens para ve-las em maior resolucao.) 



Com a facilidade e rapidez inerentes ao metodo de construcao empregando parafusos nas emendas estruturais, construi a gaveta e a porta para o Exibidinho. Na gaveta, frente e fundos foram aparafusados `as laterais direto, e o fundo foi entao simplesmente pregado com pregos finos. Na porta, a moldura e a travessa transversal central foram montadas empregando pocket screws utilizando um jig da Mastercraft; a travessa longitudinal central recebeu rebaixos para encaixar-se na moldura e foi entao fixa com parafusos passantes.



No entanto, sendo esta a primeira vez que executo a construcao de um movel empregando apenas parafusos nas emendas estruturais, esqueci de levar em consideracao um aspecto importante que so fui perceber ao abrir, na tupia de mesa, os rebaixos para a futura colocacao de vidros: Nao dei distancia suficiente na furacao para os pocket screws, o que so percebi quando saltaram fagulhas.

Foi necessario entao utilizar um disco de corte na microrretifica para cortar a cabeca dos parafusos onde necessario e entao aplicar um retoque com uma massa de cola e po de madeira para cobrir as falhas, como e' o caso apontado pela seta na imagem `a direita.

Mas ainda um outro detalhe me passou desapercebido: na extremidade de uma das laterais da porta havia uma rachadura. E quando o bit da tupia chegou naquela area, a porcao rachada foi simplesmente arrancada e jogada longe.



Eu ate poderia ter usada um outro pedaco de louro freijo e feito uma nova lateral. Mas resolvi optar por mais uma vez efetuar uma tapeacao com massa de madeira e cola — uma feia, macica e gritante "manobra do gato" como testemunha para toda a vida do movel a lembrar-me que sempre paga a pena, e muito, ser meticuloso na analise das madeiras a ser incluidas nas pecas em construcao.

(Talvez valha o comentario, em todos os moveis que faco para meu uso eu adoto essa conduta de, ao inves de substituir as pecas que sao afetadas por um de meus incontaveis erros, procurar sempre que possivel efetuar alguma forma de reparo, e prefiro sempre deixar tais reparos bem evidentes — exceto, claro, quando resultam monstruosidades, hehe. Cada um, e todos, sao licoes aprendidas. E revisitadas cada vez que as vejo...)

Mas entao, confeccionadas a porta e a gaveta ficou faltando apenas cortar a frente da gaveta e conseguir os vidros... Lixei e a seguir apliquei preacabamento em tudo — cupinicida seguido por duas demaos de oleo de tungue — e levei o armarinho ate a vidracaria para cortar os vidros sem correr riscos de errar nas medidas (uma das tantas surpresas com que, nao raro, meu pirulitado separador de orelhas adora me surpreender).

Na volta, cortei e dei preacabamento na frente para a gaveta, cortei e fiz os furinhos para os pregos nos baguetes para fixar os vidros no lugar, e iniciei os acabamentos com repetidas demaos de goma-laca.

Descontado o tempo necessario para secagem dos acabamentos (e tapeacao de erros), imagino a construcao de todo o movel, se feito com planos e assim desejado, poderia sem maiores problemas ter sido toda executada em um so dia.

Quando dei a aplicacao de goma-laca por terminada, apliquei uma demao de cera domestica (carnauba, abelha e parafina em terebintina), coloquei uma dobradica piano para a porta. abrindo para a esquerda, acertei a gaveta e pus os vidros, fixos com os baguetes. Utilizei como de habito imas de neodimio para fecho na porta, coloquei puxadores na porta e na gaveta, retoques no acabamento onde necessario, limpeza geral com enfase nos vidros e... o Exibidinho estava pronto para a parede.




Indiscutivelmente a grande vantagem em utilizar parafusos nas emendas estruturais e' a imensa facilidade e grande rapidez que o metodo oferece. Igualmente sem discussao ha limitacoes e desvantagens no emprego do metodo, como evidenciado em uma pletora de publicacoes praticamente unanimes na Rede desaconselhando, quando nao condenando veementemente, o uso de fixadores mecanicos como parafusos em qualquer movel. Isso se traduz inclusive na apreciacao estetica dos moveis, nao sendo incomum a mera visao de um parafuso implicar em desgosto profundo de tantos criticos/apreciadores.

Propositadamente, nao apenas o Exibidinho foi construido todo com parafusos, como procurei deixa-los com maxima evidencia e visibilidade. Mantendo o 'estilo' do ambiente onde se inseriu, o design e' simples, praticamente sem decoracoes, a atracao ficando por conta das madeiras. Para meu gosto ficou bem apreciavel, nao me pareceu os parafusos em nada o tenham desmerecido visualmente. Estruturalmente o movel e' rigido e solido, mesmo transportado para la e para ca, incluindo uma viagem de carro solto sobre o banco, nao apresentou qualquer afrouxamento. E, claro, a qualquer momento pode ser desmontado, totalmente ou em parte, para corrigir qualquer problema que surja — incluindo, conforme seja o caso, troca dos parafusos por outros mais longos e/ou de maior diametro, ou cavilhas, ou aplicacao de cola, etc., etc.

Na verdade, a maior desvantagem que vi em construir so com parafusos foi exatamente sua maior vantagem: e' muito facil, muito rapido. Tira muito da graca do brinquedo, hehehe.


Bueno, o balcao das cavilhas ja ganhou dois companheiros e ficou, nitido, o espaco para um terceiro...


Imagino esta na hora de comecar a bolar o que vai caber ali...


2 comentários:

  1. Pelo visto o saldo foi bem positivo. Além de somente uma experiência.
    Essa reversibilidade é realmente uma baita vantagem. Dá até para mudar todo o conceito seguindo a linha de adoção de cavilhas se houver motim por parte dos parafusos.

    A frente da gaveta, como de praxe no quesito "frente", faz-se bem presente. O contraste de tom das laterais da gaveta com a frente foi algo que também arregalou os meus olhos. É isso, fico aqui na curiosidade com o próximo candidato. Ah sim, deixar a espaço vazio também não me parece uma má ideia.

    []s
    Cosme

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para o meu gosto o movel ficou legal, e a experiencia por ora foi um sucesso; resta ver o que o tempo e os movimentos da madeira poderao, ou nao, ocasionar...

      Manter vazio o espaco entre os 'companheiros' certamente nao seria ma ideia, mas o fato e' careco do espaco de armazenagem para acomodar o resto do 'recheio' do movel que foi substituido. E, claro, ha uma serie de coisas na lista do que gostaria de experimentar, hehehe.

      Excluir