quarta-feira, 29 de julho de 2015

Xarope

 Mais uma postagem morrinha, xarope, enfadonha, mas fazer o que? Embora o clima tenha melhorado e nao tenhamos tido mais chuvaradas como as das semanas passadas que inviabilizam totalmente qualquer lide na 'oficina', a umidade ainda permanece alta e no ceu tem praticamente sempre havido uma cobertura de nuvens por onde o sol so raramente espia. E sabidamente acabamentos e umidade sao coisas que nao dao boa mistura...

De todo modo consegui achar intervalos viaveis para ir aplicando meu acabamento 'padrao' na base do movel que estou construindo, mas o diabo e' que os tempos de secagem so podem ser alongados, nunca encurtados. E, obvio, enquanto estou envolvido com acabamentos nao posso fazer mais nada na oficina que produza poeiras — entao o desenvolvimento do, mm, segundo andar, a carcaca do movel, permaneceu estacionado.

Hoje finalmente, apesar das constantes escaramucas com o velho Pedro, consegui terminar um acabamento basico na base, incluindo o interior das gavetas, no meu entender suficiente para evitar que novos episodios diluvianos levem ao surgimento de fungos no movel. O acabamento nas areas visiveis da peca, depois do envenenamento ja narrado na chatissima postagem anterior, consistiu em tres demaos de oleo de tungue, aplicadas com pano as duas primeiras e com lixa G220 a terceira. Nova lixada leve quando o oleo secou, e ahi uma demao de goma-laca com pincel. Trocando o pincel por uma compressa de pano, o processo de leve lixar e aplicar laca foi repetido quatro vezes, ate a superficie dos lenhos apresentar-se aceitavelmente lisa e homogenea quando, embora ainda faltando bastante para o resultado final que pretendo, recobri tudo com uma demao de cera para proteger a laca.

O proximo passo e' retirar a base para dentro de casa e abrir espaco na 'oficina' para prosseguir com a construcao da carcaca.

Abaixo, duas imagens, para ilustrar o estado da coisa:






























Mais para encher linguica do que por qualquer outra razao mais seria, hehe, alguns detalhes (como sempre, clique nas imagens para ve-las em maior resolucao):

Nenhum cuidado para esconder as emendas

Pequenos defeitos foram deixados aparentes

A 'nicada' na gaveta poderia ser corrigida com um ferro eletrico, eu sei...

Essas manchas de cola cola branca nas bases dos pes
eu ate tentei remover com raspilha...
Nao consegui bom resultado
:-(
E no mais, vamos ver como progride essa 'marcenaria de inverno', hehehe...


2 comentários:

  1. Ufffff. Este projeto me fascinou. a tabela é bonito, eu gostei os detalhes das pernas que são mais largas na base e curvas. o detalhe da madeira escura também parece maravilhoso
    Que um bom trabalho

    ResponderExcluir
  2. Complacido le tenga gustado, Sergio.

    Y gracias por comentarlo.

    ResponderExcluir