terça-feira, 5 de agosto de 2014

Manias

Mundo afora, entre muitos construtores de moveis em madeira macica existe uma ma vontade, um preconceito contra... parafusos. As razoes apresentadas variam; e' porque sao feios, desmerecem a estetica, 'machucam' a madeira, facilitam a entrada de umidade, e por ahi afora. (Pessoalmente, acho que a bronca e' porque fazer emendas com parafusos e' muito facil. Mas e' notorio o quanto e quao frequentemente eu me engano.)

O fato e' que Mr. Christopher Schwarz, um dos gurus da marcenaria em madeira macica com tecnicas manuais nA Matriz, recentemente desenvolveu um extensivo estudo sobre Moveis de Campanha — basicamente os moveis que o pessoal do Exercito Britanico levava em suas campanhas atraves do Imperio nos seculos passados — que acabou resultando, como e' usual nele, na edicao de um livro. Adicionalmente aos moveis que construiu para ilustrar o tomo, na edicao de junho passado da Popular Woodworking Magazine (onde foi editor e hoje e' articulista regular) ele publicou um artigo sobre a construcao da replica de um bau de campanha que encontrou em um antiquario e que nas emendas utiliza... Adivinharam! Parafusos.

So que, como pode ser visto na imagem ahi `a direita, a tecnica inclui um regalito.

Bom, para inicio de conversa, a maioria dos moveis de campanha acabam sendo caros. Afinal, alem de relativamente portateis, tinham tambem de ser muitissimo duraveis e resistir nao apenas a toda e qualquer condicao de clima no Imperio Onde o Sol Nunca Se Poe, mas igualmente resistir `as agruras inerentes `a rudeza do transporte militar. Por isso, e' comum encontrar nesse tipo de moveis nao apenas o uso de madeiras resistentes, como teca, carvalho, etc. — e portanto caras — como tambem uma quantidade consideravel de reforcos com ferragens. E ferragens inoxidaveis — e portanto caras.

No exemplo que Mr. Schwarz escolheu produzir, a madeira me parece carvalho, e as ferragens sao de latao. E o regalito aplicado nas emendas efetuadas com os parafusos, alegadamente para fins decorativos e' que, uma vez aparafusados, a cabeca dos parafusos e' limada ate que a fenda desapareca.

















A posicao dos parafusos e' devidamente marcada, com espacamentos regulares, feitos furo e contrafuro com profundidade tal que a fenda resulte inteira acima da linha da madeira.







As cabecas dos parafusos sao entao limadas ate quase rentes. Apos isso a coisa e' regularizada com uma lixadeira rotoorbital e, como a lixadeira sempre come mais a madeira do que o latao, por fim as cabecas dos parafusos sao novamente limadas para que nao haja qualquer ressalto.

E o resultado foi esse:


Como se ve, em moveis feitos para durar decadas, seculos, e que sejam submetidos a servico rude e cargas pesadas, maus tratos, que levem ferro em suma... Nao se pode usar parafusos! E, depois, ainda por cima sao feios.


Tsc, tsc, tsc...

Ironias a parte, e' incrivel o que ha de gente maniatica nesse vasto mundo...


2 comentários:

  1. Trabalho maravilhoso, guardei a imagem, no futuro próximo, quem sabe....

    ResponderExcluir
  2. Grato pelo comentario, vangodias.

    Mr. Schwarz certamente sabe o que faz, hehe.

    ResponderExcluir