quarta-feira, 9 de julho de 2014

Relogio II - passos de formiga

Finalizado meu primeiro projeto de relogio, imaginei fazer um outro modelo, de parede, tambem com pendulo e tambem utilizando uma maquina a quartzo, eletrica.

Tendo decidido por uma ideia basica, resolvi iniciar pelo mostrador, por ser o parametro para todas as demais medidas. Um circulo de compensado com uma 'moldura' segmentada de doze taquinhos de roxinho, tudo levado ao torno para regularizar e entao um mostrador em papel, feito na impressora a partir de um desenho com software, colado no fundo de compensado e entao 'envelhecido' com cha da india e um pouco de goma-laca. Progresso evidente, ja tinha meu parametro. Era dia 24 de junho passado...

A seguir, iniciei a montagem das laterais da caixa que sera o gabinete do relogio. Para variar, sendo um projeto eminentemente experimental, resolvi fazer uns testes, umas experiencias. E ahi o velho Pedro resolveu exercitar sua implicancia e bloquear meu uso da 'oficina' com uma metereologia infernal. E entao comecou o torneio de Wimbledon. E a historia do relogio comecou a se arrastar, quase parando...

Nao vou encher linguica com detalhes irrelevantes. A unica coisa que de fato rendeu aprendizado foi que resolvi testar por que cargas d'agua quando se faz uso de paineis elevados, almofadas, se deixa sempre o trilho mais curto entre os longos. Obviamente, resolvi fazer ao contrario, deixar os trilhos longos entre os curtos e, tambem obviamente, descobri porque nao se faz isso: a emenda fica extremamente fragil, com pouca area de colagem e pouco apoio.


A solucao mais uma vez foi utilizar cavilhas, como apontado pela linhas verdes na imagem ahi da direita (clique para ampliar). Palitos nao me pareceu dariam as necessarias estrutura e rigidez e, num primeiro momento, pensei em tornear umas cavilhas mais grossas. Ahi tive um lampejo de sacacao (ou talvez preguica, hehe) e resolvi utilizar cavilhas de aco. Firmes, rijas, e facilmente encontraveis em inumeros diametros e comprimentos. Simplesmente, pregos com a cabeca cortada fora, hehehe...

Funcionou tri-bem!

Eventualmente, a passos de formiga acabei montando a caixa, (nao me lembro quem disse, coberto de razao, que relogios sao uma ou mais caixas empilhadas e decoradas), sem maiores detalhes e ou invencionices, exceto umas decoracoes com parafusos. Fotografei hoje de manha, logo apos aplicar jimocupim:



Aproveitei entao que o velho ranzinza hoje esta de bom humor, ceu limpo, temperatura amena e umidade baixa, e quando o veneno secou apliquei uma demao geral de goma-laca como selador na caixa e montei o sistema de apoio para o mostrador.

Que e' onde estamos...


2 comentários:

  1. Belo trabalho amigo!
    Gostaria de saber mais detalhes sobre sua obra de arte, gosto de relógio e tenho interesse de aprender a fazer como hoby. Sabendo qual madeira certa,e ferramentas necessárias para começar. .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qualquer madeira, as ferramentas que tiver. Querendo, o negocio e' comecar. O resto vem por si...

      Excluir