quinta-feira, 17 de abril de 2014

Aprender copiando... 4


Como previsto, o passo seguinte da construcao da mesinha estilo G&G foi mesmo colocar guias na carcaca e abrir um rasgo nas laterais da gaveta para posiciona-la no devido lugar.

Com isso a construcao da base do movel estava completa. Hora de partir para o tampo, em louro-gaucho...


As laterais do tampo foram construidas com os ditos encaixes nupciais, uma variedade de espiga-e-fura passante feita na extremidade das pranchas. No caso, intencionalmente, as extremidades passantes de ambos os componentes da emenda foram deixadas longas.







Os cortes foram iniciados pelas furas. Uma maneira de fazer seria utilizando serras manuais, mas como afinal disponho de um tenoning jig fica muito mais simples e facil utilizar a serra de bancada. Como no entanto a profundidade das furas excedeu a altura da lamina da serra, foi necessario complementar os cortes utilizando uma serra manual e limpar o fundo com uma tico-tico manual e  formoes, como talvez possa ser percebido nas tres fotos acima.




As espigas igualmente foram cortadas na serra circular de bancada utilizando auxilio do tenoning jig para o corte das 'bochechas'. Mais uma vez, naturalmente, a altura da lamina da serra nao foi suficiente para cortar totalmente as 'bochechas' e foi necessario terminar os cortes utilizando uma serra manual.








No caso das furas, as irregularidades causadas pelos cortes dispares foram regularizadas com um formao largo; para regularizar as espigas (cujas irregularidades podem ser vistas na imagem abaixo) utilizei plainas: uma plaina block para as 'bochecas' e uma shoulder para os 'ombros' das espigas, ate obter um encaixe justo e perfeito nas emendas.


Isso feito, observado os encaixes resultassem bem esquadrejados, como sempre com auxilio de alguns grampos as emendas foram coladas.










Na imagem `a esquerda, as laterais do tampo ja coladas. Percebe-se as emendas passantes estendendo-se salientemente e, na face da peca, marcas a lapis determinando o posicionamento na base do movel.
.



A imagem `a direita mostra a parte superior do tampo. Sobre os furos dos parafusos que o prenderao `a base da mesa pode-se perceber foram abertos furos quadrados que cobrirao os parafusos utilizando uma das caracteristicas mais salientes do estilo G&G de moveis: os G&G Pegs.

Os moveis G&G originais e a imensa maioria das imitacoes utilizam nogueira america ou mogno como madeiras principais, e esses pegs, pequenas cavilhas, sao sempre de ebano. Sao, digamos assim, uma marca registrada, hehe. Como construi-los, dar-lhes seu aspecto caracteristico... googlar por G&G Pegs resulta uma enxurrada de artigos e imagens, como e' facil constatar. Ou seja, ha dezenas, talvez uma centena de diferentes abordagens.

Possivel, conta tio Google, o metodo mais frequentemente utilizado, por talvez permitir produzir-se o maior volume em menor tempo (algo importante de se considerar, ja que um movel G&G usualmente consome varias e varias dezenas desses pegs) e' prender um sarrafinho quadrado ao mandril de uma furadeira manual e aplicar a ponta do sarrafo, girando inclinado, a uma serie progressivamente mais fina de lixas apoiadas em uma superficie algo fofa (como um cobertor). (Um video talvez esclareca melhor: https://www.youtube.com/watch?v=vXS7ToLIrQQ)




Por razoes de conforto, sempre uma coisa pessoal, muito pessoal, eu preferi empregar um outro metodo, utilizando a placa do torno para prender o sarrafinho. (O fato de o sarrafo ser quadrado e a placa ter quatro castanhas, enquanto o mandril da furadeira tem tres, certamente faz parte do, mm, conforto, hehe.)




Para o lixamento, utilizei um pequeno bloco de madeira coberto com um bombril, tudo enrolado com filme plastico, sobre o qual enrolei as lixas. Inicialmente, para dar forma, grana 80; para polir G180 e depois G280. A fofura da superficie e' para se possa obter a usual e desejada forma de 'travesseiro' no topo da cavilha.


A cada topo moldado, foi cortada a cavilhazinha com serra manual. Com um formao, uma por uma as bases foram chanfradas e assim
uma duzia de pequenas cavilhas — mais uma, para chegar-se a 13 e dar sorte, hehehe — foram cortadas.







Ahi o tampo foi devidamente fixado no corpo da mesa, com parafusos e um pouco de cola, e os pegs foram colocados nos furos, tambem com um pouco de cola e a gentil persuasao de um malho!

E com isso a montagem da mesa estava concluida!



Agora e' deixar um par de dias fermentando. Para ir olhando, analisando, ver se ha alguma coisa ainda por fazer, algo esquecido, alguma coisa errada que passou desapercebida. E entao partir para os acabamentos.

Algo para outra bathora, aqui nesse batcanal...

Nenhum comentário:

Postar um comentário