quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Acessorio util para bancadas

Eu nao tenho propriamente nenhuma bancada de marceneiro, nada que mereca o nome — exceto talvez um Jawhorse (que e' so um cavalete, convenhamos). Tenho varias mesas que eventualmente recebem a funcao de bancada mas nunca foram realmente projetadas para tal. Nao que eu tenha sentido muita falta dessa ferramenta por muitos considerada o centro de uma marcenaria; afinal ja consegui construir — aceitavelmente, para o meu gosto pelo menos — diversos moveis dos considerados mais dificeis da marcenaria, incluindo portas, gabinetes, mesas e, principalmente, cadeiras e cadeiras "esculpidas', sem nunca dispor de uma bancada 'de verdade'.

So que com o aprendizado do uso e com o desenvolvimento de uma progressiva familiaridade com ferramentas manuais comeco a reparar que certas atividades que nao raro me exigem posturas, adaptacoes e abordagens que lembram armadilhas e contorcionismo poderiam ser executadas com muito mais praticidade e — algo fundamental quando se carrega mais de uma mao de decadas nas costas — conforto se eu tivesse uma bancada.

Constatado inarredavelmente esse fato, fui `a luta atras de informacoes sobre bancadas de marceneiro. A primeira constatacao foi o avassalador volume de informacao disponivel sobre o tema. Sem entrar em detalhes da ciclopica batalha de separar joio e trigo, a primeira conclusao alcancada foi restringir a pesquisa a bancadas ocidentais, porque os metodos orientais simplesmente nao sao para o meu bico. A segunda conclusao foi, na essencia, os projetos de bancadas ocidentais eficientes repousam sobre dois ou tres modelos basicos.

O que, claro, trouxe a pergunta inevitavel: mas o que, afinal, torna uma bancada eficiente?

Pelo que pude entender, uma bancada sera tao mais eficiente quanto mais consiga ser uma (e peco as palavras emprestadas) three-dimensional clamping surface, ou seja, uma area que permita se prendam coisas (taboas, geralmente) tridimensionalmente.

Tomando a capacidade de prender coisas relativamente a tres eixos como base, fui examinar as circunstancias das minhas armadilhas e contorcoes e... batata! Praticamente sempre, o problema da pessima ergonomia brotava da dificuldade de prender o(s) objeto(s) trabalhado(s) em posicao adequada. E vai dai que, do mesmo autor de quem emprestei a expressao acima, encontrei o que penso sera a solucao para meus problemas ergonomicos, sem ter — pelo menos por ora — de me envolver na construcao de uma bancada.

A coisa se denomina double-screw vise (morsa de dois parafusos), foi criada la por meados do seculo 17 e recentemente popularizada por Mr. Christopher Schwarz em seu livro The Workbench Design Book, onde encontrei a primeira referencia a esse acessorio — e de onde emprestei as palavras.


Afora inumeras outras referencias disponiveis na Teia que tenho certeza ninguem tera dificuldade em encontrar, encontrei inclusive um episodio da ultima serie de The Woodwright's Shop do Roy Underhill onde o proprio e Mr. Schwarz demonstram as inumeras utilidades dessa morsa de dois parafusos:

Watch Two Screws for You! on PBS.  See more from pbs.


Ate porque a coisa e' constituida afinal de nao mais do que cinco pecas de madeira e eu tenho tudo o necessario para construi-la, pensei: "Faco uma? Ou nao faco?"

Hehehe... Fiz, e' claro.

E, salvo feroz interferencia do traicoeiro do Murphy, vou mostrar minha versao da morsa de dois parafusos na proxima postagem aqui nesse batcanal...

2 comentários:

  1. Ótim0o assunto
    Venho ha pouco tempo apreciando suas boas matérias.Parabéns

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo apoio.
    E espero continue vindo ver as materias por um longo tempo, hehe.

    ResponderExcluir