quarta-feira, 4 de julho de 2012

Melhorando

Antes que o velho Pedro embeste e o bom tempo acabe, decidi aproveitar ainda mais um bom retalho de boa madeira, imbuia no caso, para apurar a tecnica de fazer tigela de prancha.











Certamente ficou bem melhor. Consegui eliminar duzias de erros em relacao à minha primeira tentativa, mas evidentemente ainda restaram duzias de erros — que preferi nao corrigir para lembra-los, e evita-los na terceira tentativa.

E nao, nao utilizei o torninho novo para girar essa peca, pois ainda estou aguardando a chegada do adaptador para a placa de castanhas.

Mas ja deu para perceber uma serie de coisinhas que necessitam bastante atencao, desde o projeto no computador, ate detalhes de construcao.

Embora ainda bem longe do ideal, o acabamento com cera ficou bem melhor dessa feita, mas ainda vou ter de revisar a tecnica de preparo da colagem para que as linhas de cola nao fiquem tao visiveis. E provavelmente uma tigela mais rasa, com os cortes em angulos menos agudos do que os desse vaso e portanto consentindo paredes mais espessas, ira permitir uma maior liberdade no design.

E' o que veremos uma hora dessas, talvez ja usando o brinquedo novo...

4 comentários:

  1. Ficou bom hein! Como é interessante esse processo de erro e acerto. Penso eu que, por mais que a teoria seja importante, a experiência é fundamental, pois são muitas as variáveis e possibilidades envolvidas para tudo que se queira fazer, até mesmo uma tigela...
    Quanto ao torno novo, fico no aguardo de suas obras.
    Abraço.
    Eleandro.

    ResponderExcluir
  2. Grato pelo comentario, Eleandro.

    Saber fazer implica em "ensinar o corpo", o que se aprende com o treino, a repeticao dos processos, e evitar e/ou corrigir erros, o que se aprende justamente cometendo erros. A teoria obviamente facilita, frequentemente mostra um caminho mais correto, mas sem errar nao se aprende. Acho eu.

    O torno novo vai ser mais usado quando chegar um adaptador para a placa de castanhas...

    ResponderExcluir
  3. Salve Mestre.

    A cada vez que entro nesse blog, me surpreendo com tamanha didática e belos trabalhos. Os testes do adesivo foram o máximo, criteriosamente apurado para poder trabalhar com segurança.

    O que mais me chama atenção são as mostras e correções (ou futuras) das ¨imperfeições¨, isso faz uma grande diferença aos blogs alheio, torna mais humana, mostra que para chegar a perfeição há diversos variáveis, erros e acertos, testes e aplicações, sobretudo sabedoria e humildade.

    Abraço, por mais essas aulas.

    Tadashi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito contente o blog continue lhe agradando, Tadashi.

      E desvanecido pela bombeada no ego, usual em seus sempre bem-vindos comentarios.

      Excluir