segunda-feira, 14 de maio de 2012

E tome experimentar

Como a graca do brinquedo, para o meu gosto, esta no novo e especialmente no inesperado, resolvi aproveitar alguns dos meus restos de boa madeira para fazer... nao sei bem o que. Como andei testando umas tecnicas ultimamente, aprendendo umas artes, hehe, resolvi tentar misturar algumas delas na execucao de um projeto; algo nao precisamente determinado, sem medidas ou proposito estabelecidos, a ir-se criando enquanto se cria, se e' que faco algum sentido...























Iniciei pela construcao de uma carcaca, usando imbuia e louro gaucho. Como recomendavel em praticamente qualquer projeto, mas especialmente fundamental ao construir-se caixas e carcacas, o primeiro passo foi aparelhar as madeiras para seis lados retos.





Por nenhuma razao alem da vontade de variar a tecnica, e tambem porque esta nao e' uma abordagem normalmente empregada nesse tipo de construcao, resolvi fazer as emendas em colunas e paineis.

O processo foi executado na tupia de mesa, com uma fresa reta para abrir os rasgos nas colunas e uma fresa de elevar paineis para criar os encaixes nos paineis.

Uma vez usinadas as pecas, testar uma montagem seca e entao colar a carcaca...











Bueno, agora e' esperar a cola secar bem, retirar dos grampos e... Sei la! Vamos ver...

Qualquer hora dessas. Mas certamente aqui nesse batcanal.


2 comentários:

  1. Olá Mestre, se assim me permite homenagea-lo. Descobri o blog através do GDM, foi babando naquela obra prima da cadeira do Maloof que cá estou.

    Já li e reli vários dos seus relatos/trabalhos, que aliás são magníficos, mesmo mostrando os ¨defeitos¨ são surpreendentes. A escrita também merece destaque, didática simples e objetiva, fotos com angulos perfeitos, mostrando realmente o que interessa, sem contar com humor e alto astral daquele que ama o que faz. Sou mais um humilde fã/seguidor e espero ver novos espetáculos neste ¨batcanal¨.

    Forte abraço! E que Deus sempre o ilumine, pela humildade, suas criações e o compartilhamento da sua sabedoria.

    Tadashi

    ResponderExcluir
  2. Muito grato pelas boas palavras, Tadashi.

    Mas, mestre? Certamente nao sou mestre, em nada! Nem mesmo marceneiro.
    Nao sou mais que um hobista, um curioso nas lides com madeira.

    ResponderExcluir