quinta-feira, 24 de maio de 2012

Desvendando a forma

(Lembrando que, como sempre, clicar nas imagens permite ve-las com melhor resolucao.)

Como primeiro passo para 'quebrar' um pouco o unissono de retas e angulos da caixa, resolvi usar a tecnica de tornear frente e avesso que recem aprendi para confeccionar duas colunas, nao iguais mas simetricas. Utilizando as mesmas tecnicas descritas na postagem linkada logo ahi acima, aprendendo que com a forca centrifuga a peca pode-se deformar, obtive as tais colunas...



Com as colunas torneadas resolvi, como relatei na postagem anterior a esta, tentar criar como base do sei-la-o-que um objeto complexo, utilizando angulos compostos. Foi demais... Demais para meu separador de orelhas simplesmente obturado para lidar com numeros, e demais para a precisao que minhas ferramentas conseguem oferecer. Fracasso total! No entanto, nao querendo desperdicar mais boa madeira, resolvi utilizar as pecas em uma configuracao mais simples e, para contornar o problema da falta de precisao, utilizar cola epoxi para preencher os espacos. Deu nisso:

O processo de colagem desse troco acabou sendo uma coisa demorada, devido ao longo tempo de cura do epoxi e da necessidade de fazer o processo por etapas. Foram necessarios tres dias. Alem disso, nesses tres dias minha atencao foi quase totalmente afastada deste projeto em funcao de uns inesperados, e agradaveis, contratempos — relatados, se alguem tiver interesse, no Forum Madeira! Mas mesmo assim ainda arranjei um jeito de tornear uma bandeja e mais uma coluna, hehe...



Hoje, com a 'oficina' ja organizada em sua nova, mm, configuracao consegui enfim partir para a devida modelagem das pecas, chegando enfim a uma montagem primaria do sei-la-o-que.











Nao foi possivel fazer uma montagem seca de todas as pecas; foi necessario aparafusar e colar definitivamente as colunas simetricas `a caixa para conseguir obter/marcar as medidas necessarias para as demais modelagens. Esta faltando ainda a modelagem fina das colunas e o — argh! — pre-acabamento com lixas antes de sacramentar-se a montagem final, mas penso resultou um aceitavel equilibrio entre retas, angulos e curvas, e o jeitao da coisa acho que nao muda mais:


Claro, esta faltando tambem construir algumas pecas secundarias para completar o movel.

Que, a proposito, acho que ja sei para que vai servir...

2 comentários:

  1. Boa Noite, Mestre!

    Isso que é um hobby, dedicação, divertimento e um mixer de muita criatividade. Parabéns!
    Venho pedir licença para postar um link, talvez até conheça esse grande mestre em torno. Caso esteja infringindo o código do blog, por favor delete.
    http://www.denswoodturning.co.uk/projects.php
    Forte abraço e bom divertimento!
    Tadashi

    ResponderExcluir
  2. Grato pelo link, Tadashi; muito interessante, belissimos projetos. Como e' obvio, foi para o meu indice.

    Codigo do blog? Imagina...

    Exceto grosserias, todo comentario e' bem-vindo. E informacao, entao... Vale ouro!

    Obrigado, meu amigo. Por tudo.

    ResponderExcluir