domingo, 17 de julho de 2011

Fura & Espiga - com ajuda de maquinas - III

Alem de, como vimos, se poder utilizar as capacidades inerentes de uma tupia invertida em bancada para cortar-se EFEs, ha a possibilidade de construir-se gabaritos, ou jigs, especificamente projetados para essa finalidade. Uma atividade, alias, nao apenas possivel como frequentemente, muito frequentemente praticada — o que e' facilmente demonstrado pela utilizacao dos mecanismos de busca da Teia. Se pesquisarmos por videos com a string "tenon and mortise jig" no YouTube retornam 102 videos, no Google, 133; simplificando a string, por exemplo para "mortise jig" apenas, tanto no YouTube como no Google se obtem mais de 400.000 retornos! Se ao inves de videos pesquisarmos por artigos, ja estaremos na casa dos milhoes de retornos.

Fica claro, e' muita areia para o meu caminhaozinho querer comentar sobre metodos, meios, tipos, variantes, o que seja, nesse oceano de informacoes. Fica entao apenas a indicacao para os interessados, e quem quiser faca suas proprias filtragens no diluvio...

Leigh FMT Pro Jig
Existem no entanto (nA Matriz) alguns modelos industrializados de jigs para EFEs (ou, como eles abreviam, FMTs - Frame Mortise and Tenon). Ha tres que vejo anunciados com relativa frequencia nos sites de venda de material de marcenaria de la.

O primeiro, o modelo PRO, topo de linha da Leigh, vendido la por uns 900 dolares, capaz de multiplas setagens e ajustes e produzindo excelentes resultados (o que afinal seria de esperar nessa faixa de preco), como pode-se ver nesse video:



Leigh FMT Super Jig
Tambem da Leigh, irmao menor do PRO, e' o modelo SUPER, menos refinado, nao tao bem nem tao sutilmente acabado, mas — consta — ainda capaz de excelencia no acabamento e precisao dos encaixes que pode produzir. E custando a metade do preco do irmao maior.



Menos popular, menos refinado e por U$375 na media o mais barato do trio, e' o Mortise and Tenon Jig da Trend, ainda considerado nas revisoes oferecidas por seus proprietarios um equipamento altamente capaz e efetivo (um video mostrando seu funcionamento esta disponivel em
http://www.youtube.com/watch?v=OT3i6CNEjUo :

Trend Mortise and Tenon Jig

Infelizmente para o nosso gosto mas talvez felizmente para o nosso bolso esses equipamentos nao estao disponiveis no mercado de pindorama tanto quanto eu saiba. E, convenhamos, custam caro. Muito, muito caro.

Certamente o preco carissimo e' uma, talvez a mais proeminente, das muitas razoes que fazem com que gabaritos de furacao de EFEs sejam multidao, como mencionei mais acima. Mas se la comentava da inviabilidade de sequer tentar abordar a imensa vastidao de construtos criados por incontaveis marceneiros Internet a fora, nao podia deixar de mencionar as criacoes do Engenheiro da Marcenaria, um verdadeiro genio na criacao de engenhocas uteis e funcionais para uso e deleite de quem as deseje construir, o ilustrissimo Matthias Wandel.

Em sua oficina domestica no Canada, Mr. Wandel construiu uma maquina de cortar espigas e uma maquina de furar caixas, ambas empregando um motor de tupia e disponibilizou os detalhadissimos planos de como construi-las aos interessados: onze dolares canadenses pela cortadora de espigas, quatorze dolares canadenses pela abridora de furas, ou 20 dolares canadenses por ambos os conjuntos de planos. Nao satisfeito, partiu para construir sua Pantorouter, uma maquina bem mais polivalente que as anteriormente  mencionadas e capaz entre varias outras coisas de cortar espigas e furas com precisao e perfeito ajuste. O valor dos planos de construcao desse engenho, disponiveis por download direto, e' dezesseis dolares canadenses e, para quem nao conhece poder ter uma ideia de o que a encrenca e' capaz de produzir, vai o video:



Obviamente, existem ainda as maquinas industriais, mas nao me parece seja o tipo de equipamento para ser usado por um marceneiro em casa. Uma possivel excecao poderia ser a Entalhadeira de Corrente da Makita que utiliza uma cortadeira de corrente, semelhante `as utilizadas pelas moto-serras, tanto para abrir furas como para cortar espigas com precisao e, em maos treinadas, pode oferecer uma velocidade de producao bem maior do que se pode obter com tupias mesmo com os melhores jigs. Seu inconveniente e' o preco, na faixa de R$4.000,00, e o fato de que nao sao nada faceis de se encontrar `a venda...

Entalhadeira de Corrente da Makita






2 comentários:

  1. Boa tarde! meu nome é Matheus e meu e-mail é matheusmersonal@hotmail.com, sou novo por aqui e também no mundo da madeira, gostaria de saber se conhece alguém que já tenha adquirido o material para a construção da Pantorouter? e gostaria de saber se realmente é viável a construção de uma! Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Como disse no corpo da postagem, Mr. Wandel vende os planos para construir o engenho em seu site. Eu comprei, e nao vejo qualquer impossibilidade para construir um. O mais dificil aqui em pindorama, me parece, sera encontrar um motor de tupia adequado.

    ResponderExcluir