quinta-feira, 21 de abril de 2011

Lazy Susan

Lazy Susan, o que se traduziria como Susana Preguicosa, e' um acessorio de mesa muito utilizado nA Matriz. Consiste em uma mesa auxiliar giratoria; o exemplo classico de seu uso e' facilitar que varias pessoas sirvam-se de diferentes pratos postos `a mesa sem necessitar ter de ficar solicitando uns aos outros "passa o arroz", "passa a couve", e por ahi. Outros usos, claro, dependem apenas de sua imaginacao...

Bom curioso, como praticamente sempre em meus projetos aproveitei para, alem de construir um objeto util, testar e experimentar.

De inicio, selecionar eucalipto rosa como uma das madeiras: nunca tinha usado essa essencia e tinha curiosidade de ver como se comportaria e como seria seu visual acabado. E entao, fazer a montagem em octogono para testar um metodo de corte sem medir.

Esse metodo consiste em, utilizando o transferidor de angulos da serra circular de bancada, serrar uma tabua de qualquer largura inicialmente a 22,5°, entao a 45°, entao a 22,5°, entao a 45°, e assim sucessivamente, a partir do segundo cada corte produzindo um triangulo:


Oito desses triangulos unidos pelo vertice criam um octogono regular.






Na pratica, ripei duas tabuas com 27cm de largura, uma de cedro, a outra de eucalipto e, aplicando a tecnica, obtive quatro triangulos de cada uma, os quais foram entao colados com prensagem (utilizando tambem biscoitos, nem tanto para reforco mas mais para evitar torcoes e desalinhamentos) para formar o tampo da preguicosa mesa auxiliar. (A proposito, se for utilizar essa tecnica, e' interessante guardar os recortes que sobram das tabuas serradas: eles serao utilissimos para completar os angulos retos, facilitando muito o posicionamento dos grampos para a prensagem e protegendo as bordas das 'mordidas' dos grampos.)

Apos a cola curar, dos excessos de cola serem raspados e os cantos externos 'assassinados' com uma serra manual (cantos 'vivos' podem ser, mm, traumaticos e tem propensao a lascar, hehe), eis o resultado:


Com cedrinho e cedro na moldura e o centro em pinho (jovem, de reflorestamento; todas pecas originarias da "sucata", ou seja, restos de outros projetos), utilizando encaixe em rail and stile (se alguem souber como se diz isso em portugues, eu agradeceria a informacao), foi construido o suporte da mesa, com um rebaixo para receber o prato rotatorio:


O acabamento escolhido — considerando que a mesinha nao ira ser la muito bem tratada, recebendo pratos quentes, provavelmente sujeita a derrames de aguas e outros liquidos, quentes, frios e/ou gelados e quase certamente vai levar uns tombos — foi verniz poliuretanico monocomponente. (Espero que resista pelo menos um ano antes de precisar reparos. Se a mesa durar tanto, hehe.) Aqui, o tampo recebendo a primeira de cinco demaos:

Sim, as queimaduras produzidas pela serra nao foram removidas. Afinal nao faria muito sentido caprichar muito no visual, considerado o quanto a mesa vai 'levar ferro'.
Uma vez aplicadas quatro demaos de verniz, o prato rotatorio ja fixo na base foi parafusado no tampo, atraves de furos feitos na base. O tampo recebeu uma quinta demao e os furos na base foram cobertos com pedacos de feltro que constituem os 'pes' da mesa. Alguns desses pedacos de feltro foram embebidos com cola de silicone, para dar uma certa aderencia e evitar a mesinha tenha tendencias a deslizar quando empurrada, mas apenas gire.

De tudo, o que mais me impressionou na peca foram as qualidades visuais do eucalipto rosa: conforme a incidencia da luz muda de cor em degradee, do rosa profundo a um branco luminoso.

No final, antes de partir para seu certamente atribulado destino, a coisa ficou assim :

8 comentários:

  1. seus trabalhos são só incriveis.abraços.gaudério.

    ResponderExcluir
  2. Grande Paulo, belissimo trabalho, Parabens!!!!
    Grato por compartilhar!!!!

    Abraços

    Dagoberto.

    ResponderExcluir
  3. O que esperar de seus trabalhos senão muito esmero, capricho e muito bom gosto. Parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Belíssimo este trabalho PauloBro

    É de se admirar pois a geometria e muito atraente e contrastante as linhas dos veios.

    Parabéns.

    Hotz

    ResponderExcluir
  5. Parabens pela mesa, muio bonita ela

    Dante Soares

    ResponderExcluir
  6. E como é prazeroso ler seus textos...Combinam perfeitamente com o capricho dos trabalhos.Parabéns.
    Ailton/Rio/RJ

    ResponderExcluir
  7. Meu amigo, eu que estou querendo me enveredar pela marcenaria - apenas como hobby - fiquei extremamente empolgado com suas postagens. Parabéns!!

    Alessandro
    .Ô-"
    /|\
    ./

    ResponderExcluir
  8. Caro Paulo, o que é A Matriz?

    Eduardo

    ResponderExcluir