terça-feira, 20 de março de 2012

Finalmentes



Depois de modelar os bordos, lixar e aplicar a primeira mao de goma-laca, fixei o tampo da mesinha ao suporte utilizando blocos com lingueta presos ao tampo por parafusos e ao suporte por rasgos abertos com a tupia, onde penetram as linguetas como imagino se possa ver nas imagens.





















Os blocos foram posicionados de forma a haver folga suficiente para permitir `a madeira expandir-se e contrair-se livremente.


O acabamento foi o meu preferido, feito com 5 demaos de goma-laca e duas de cera; a imagem acima foi tomada apos a aplicacao da segunda demao de cera, mas ainda sem o polimento.

Eu havia considerado a hipotese de utilizar resina epoxi incolor como acabamento, nao so para evitar o tom amarelado que a laca imprime mas tambem para supostamente obter um acabamento ainda mais brilhante e muitissimo mais resistente. No entanto, testando ambas as tecnicas em retalhos, realmente a resina epoxi oferece um acabamento muito brilhante e durissimo, mas — imagino por ser mais espessa e viscosa — aparentemente muito pouco penetra na madeira e assim pouco salienta os veios e texturas, coisa que a goma-laca faz magnificamente. Dai...


Agora e' esperar o sol ficar forte para ajudar no polimento, hehe...

.

5 comentários:

  1. Muito bonita Paulo, a goma com a cera va loriza e muito a obra.
    Rmon

    ResponderExcluir
  2. Quanto você cobra para fazer os pés cabriolet para uma mesa de jantar?
    Somente os pés?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eu aceitasse encomendas, trabalhasse "para fora", Juliana, imagino seria famoso por cobrar precos absolutamente escorchantes, hehe. Mas nao. Isso e' hobby, entao so faco o que quero. Quando quero. Porque quero.

      Excluir
  3. A mesa ficou linda, Paulo.
    Terei que repetir um comentário já realizado em um passado recente para outra obra: "o tampo está hipnotizante".
    Um abraço,
    Cosme

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz tenhas gostado, e grato pela forca, Cosme.

      Como sempre, o real atrativo muito acima do design sao as madeiras. A mistura resultou que as cores das madeiras, e portanto o aspecto da mesa, muda conforme a iluminacao.

      Excluir