sábado, 5 de novembro de 2011

De volta, com vagar

Ainda como consequencia da besteira que cometi permitindo `a ansia de terminar a ja tantas vezes decantada cadeira me levar alem da capacidade que meus anos ainda me concedem, acabei por necessitar uma pequena cirurgia na mao direita para corrigir um problema surgido em um tendao do polegar. O que resultou — afinal, nao e' por nada que para a legislacao trabalhista perder um polegar equivale a perder a mao — em total afastamento nao so das atividades da 'oficina' como em impedimento para digitar...

Mas como desde ontem consegui me livrar do curativo que me tolhia os dedos da mao direita, para evitar meus fieis seis leitores possam pensar os tenha abandonado posto este breve relato do, mm, status quo das atividades de marcenaria em casa.

Como tinha mencionado havia iniciado (algo traumaticamente, e' verdade) a reforma de mais tres cadeiras do conjunto da mesa de jantar.



Antes da cirurgia ja havia terminado as colagens para os assentos e encostos, efetuado os reparos basicos nos danos que havia causado na desmontagem dos 'esqueletos', e cortado as juncoes primarias para as tres cadeiras.





O que vem a seguir, como pode ser visto pelas marcacoes a giz ahi ao lado, e' iniciar o desbaste para a moldagem dos assentos e encostos. Fundamentalmente, isso e' feito utilizando um disco flap em uma esmerilhadeira e no momento meu tendao ainda nao suporta o esforco de segurar o peso da ferramenta, portanto essa parte ainda vai ter aguardar talvez um par de semanas para ter inicio.

No entanto, como ontem ja tinha recuperado a liberdade de utilizar a mao direita, liberdade essa limitada apenas pela dor, resolvi tentar avaliar o quanto ja posso fazer e decidi tornear os tarugos que serao utilizados futuramente como principal ponte de apoio dianteiro do assento sobre o 'esqueleto'.



Consegui cortar e tornear os tres tarugos (que futuramente serao seis, cortados ao meio por ocasiao do uso), sem maiores problemas. Um pode ser visto sobre o assento da cadeira isolada, os outros dois sao esses aqui:



Ou seja, nao estou mais totalmente incapacitado. Aleluia!

Mas tambem deu para perceber que tenho que ir devagar, mais devagar ainda, ao pote. Depois de guardar as coisas usadas para fazer os tarugos, fui lavar bem as maos, principalmente a direita e' claro, e trocar o curativo da ferida operatoria. Um dos cantinhos estava umido, tinha 'babado' um pouquinho de sangue.

Mas enfim, pelo menos as novidades eu ja posso contar...